Como as mulheres querem ser importantes

O que as mulheres em geral, principalmente do mundo ocidental, ainda não descobriram, é que elas são extremamente importantes no papel que exercem e que tiveram na história. Claro que isso é difícil acreditar para algumas alienadas e consequentemente com conceitos deturpados sobre importância.

Pense no movimento feminista que exige os mesmo direitos, ou igualdade plena para os dois sexos, forçam para colocar as mulheres no atual mundo dos homens: do trabalho pesado, dos escritórios, dos esportes e da política e se orgulham de conseguirem, não é pra menos. O problema é pensar que para ser importante precisa-se fazer aquilo que os homens fazem, pois geralmente não querem só o direito, querem dividir igualmente as mesmas tarefas e responsabilidades, tirando assim a diferença que tanto enriquece a humanidade. Talvez assim entrassem mais na história e se sentissem mais importantes, como fez e faz a Dilma Rousseff e outras. Também não é pra menos, relevemos as dificuldades para atingir tal lugar.

Se levarmos em consideração o atual conceito de importante, elas estão certas e no caminho adequado, mas pensaremos então que essa idéia é construída por uma sociedade extremamente machista, sendo assim estão tentando se fazer importantes submetendo-se às idéias daqueles que as diminuíram social e historicamente, às ideologias e condições que eles, antepassados masculinos definiram e que nós contemporâneos, mantemos. Mesmo que com alguns alívios quanto ao moralismo (algumas vitórias em outras questões me põe em dúvida se são realmente vitórias). Então aí há algum problema de autonomia que não está condizendo com as vontades das mulheres, é um caminho difícil se tornar importantes para nós mesmos, não é? Ainda mais numa cultura que nos deixa a maldição de olhar para o olhar dos outros para tirarmos conclusões sobre quem somos nós.

O que quero colocar em questão não é que as mulheres devam ficar em casa, na cozinha ou coisa assim, quanto mais puderem fazer melhor, mas quero questionar a verdadeira autonomia, vantagens, vontade das mulheres e os caminhos que buscam para isso. Porque não se dão importância, não se constrói, não escrevam sua história ao invés de fazer o que os humanos do sexo masculino consideram de alta relevância? Quero por em xeque os caminhos, questionar que/se andam deixando sua natureza e importância de lado para adotar a de um sistema completamente machista e até os dias de hoje, de acordo com meus conceitos, fracassado. Para que querer se igualar a isso?

Enzo Pinho
Enviado por Enzo Pinho em 13/10/2009
Reeditado em 13/10/2009
Código do texto: T1863507