Bola para frente

Chego à conclusão de que não precisamos ficar triste com a derrota da Seleção na Copa, sabe por que? Somos o país mais rico do mundo e temos, para o orgulho de todos, no futebol expoentes como Pelé, Garrincha, Tostão, Ronaldo, o fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e muitos outros. No Basquete temos o Oscar, o mão santa, Hortência, Paula, etc. No automobilismo temos o grande Airton Sena, que o mundo comoveu com suas vitórias fantásticas. Na música temos Tom Jobim, Roberto Carlos, Zeze di Camargo e Luciano, Tião Carreiro, etc. Na poesia temos o grande Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Carlos Drumond de Andrade, Afonso Romano de Santana e por aí vai.

Se fossemos enumerar todos, com certeza a lista seria quase infinita.

Além disso, vivemos em pleno Regime Democrático, temos Presidente da República, deputados, senadores e vereadores que livremente escolhemos. Temos fé em Deus, temos fé na vida, temos esperança de que na política todas as dificuldades sejam vencidas, que a violência se transforme em amor fraterno, que a vida seja mais valorizada e que a gente não se desespere por nada, por maior que seja a desilusão.

Ainda temos a torcida do Flamengo, Corintians, Vasco da Gama, Fluminense. Temos o Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Recife, João Pessoa, Belo Horizonte, etc. Temos a Petrobrás com sua auto-suficiência, os empresários mais sérios do planeta comprometidos com o social. Temos as figuras históricas de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, Antonio Conselheiro, Alejadinho, o grande escultor da Era Barroca, Padre Antonio Vieira, Gregório Matos, o Boca do Inferno e excelente trabalho dos missionários Jesuítas na educação do povo brasileiro.

Temos a Rede Globo, a melhor televisão do mundo, a Língua Portuguesa, o idioma mais inteligente da raça humana. Não temos vulcões, furacões, guerras, terrorismo e quando há problema diplomáticos resolvemos com dialogo.

Então quase nada falta para a gente ser feliz plenamente, para o pouco que nos falta, basta arregaçar as mangas e ir à luta, acreditando sempre que amanhã será um novo dia. E Bola para frente que atrás vem gente para as disputas do Panamericano de 2007, no Rio de Janeiro.

R J Cardoso
Enviado por R J Cardoso em 02/07/2006
Reeditado em 02/07/2006
Código do texto: T186435
Classificação de conteúdo: seguro