Mãe

Mãe é "super mulher", "pau para qualquer obra". Mãe é aquela que sabe tudo e resolve tudo facilmente, que sorri diante da dor. Sabe ser mulher, médica, professora, louca, sempre da conta de todos os trabalhos, até mesmo daqueles que todos se recusam a fazer.Tem fé, acredita.

Mãe nunca mente, diz sempre a verdade, doa a quem doer.

Mãe conhece os filhos até mesmo às avessas. Sabe o que sentem, o que pensam, parece até ter mais olhos do que mostra, mais braços, mais pernas, vai ver tem mesmo... Está sempre pronta e atende a todos mesmo antes de ser solicitada, aliás, para mãe não há solicitação, ela dispensa toda burocracia. Nunca é preciso pedir pois sempre chega antes da necessidade se apresentar. Conhece e entende todos os tipos e formas de comunicação, do bebê com seu variado tipo de choro, que só sendo mãe pra perceber a diferença, os suspiros dos filhos adolescentes, as angustias dos maiores, até chegar a comunicação do simples olhar do filho que já atingiu a maturidade e que lhe diz "obrigado" mesmo sem proferir as exatas palavras que denotam agradecimento.

Mãe está sempre atenta a tudo e a todos. É mãe dos filhos, do marido, da casa e está sempre vestida do sorriso, levando colo a quem precisar. Para ela não há idade nem tempo, o filho pode crescer que ela continuará sendo sempre a mãe que sempre foi.

Mãe agasalha com amor, é abrigo, compreende e entende todos os princípios. Mostra o amor mesmo quando pronuncia um "não". Prepara para o vôo, cuida das asas dos filhos, mostra o caminho da liberdade e quando estão prontos, fica na ponta da grande rocha da vida pois quer estar junto ainda alimentando a força da prole quando esta se lançar no desafio do primeiro vôo.

Mãe vive o princípio do amor. Vai de fada à fera quando se trata de defender seu rebanho. Reprimendas, chamar a atenção, castigos, só ela sabe fazer, pois sabe da dosagem que cabe a cada um, nem mesmo ao pai cede esse poder.

Mãe sonha e vive seus sonhos em cada ato, em cada carinho, em cada afazer. Tem sempre respostas às mais variadas questões. É amiga, confidente, cúmplice, veste-se da conselheira, erra junto, comemora os acertos, partilha e ao invés de dividir, prefere somar aos seus.

Mãe é tão mãe que as vezes nos esquecemos que mãe é gente que sente e vive como qualquer ser humano, que busca a vida, tem sede de ser mulher, nem que seja só às vezes. Também se fere mas reveste suas lágrimas com sorrisos e boa vontade. Mãe está sempre pronta para atender o filho que chega com vontade de ser filho, buscando colo, palavra ou mesmo companhia. Mãe não tem idade, mas tem sabedoria. Tenha ela vinte ou oitenta anos, será sempre sábia, porque antes de tudo, é mãe.

12/05/2006

Aisha
Enviado por Aisha em 06/07/2006
Código do texto: T188667