Um Livro de ponta cabeça...

Algum leitor distraído ao devolver o livro a estante o colocou de ponta cabeça, felizmente as letras do maravilhoso exemplar, não deslizaram de suas antigas páginas e se "esconderam " em outro livro...

Antes de colocá-lo na posição adequada, pensei como seria a visão, provavelmente, confusa que ele teria do sebo (livraria), das pessoas e também dos outros livros. Lembrei de diversos personagens... Da Literatura Portuguesa e Brasileira que tiveram a sensação ou viveram à realidade de terem a vida de ponta cabeça, seja por amor, ciúme, inveja, fracassos financeiros, ou ainda a busca pelo poder, que muitas vezes terminava com perda de si mesmo, de sua alma!

Quanto ao livro posso dizer que foi um caso de amor a primeira vista; ao ler o título escrito em dourado "A Capital”, de Eça, Lelo & Irmão (Editores- 1925), sobressaindo-se na capa verde clara, um pouco apagada, mas imponente...Fiquei emocionada e o comprei.

Esse livro, assim como a biografia de Eça de Queirós e história da Livraria Lelo (Lello) considerada a terceira mais bela do mundo, fará parte das apresentações do Curso de Letras, na II Semana Acadêmica, com início hoje, na Faculdade Machado de Assis, em Curitiba.

Obs. Dedico esta crônica com carinho e admiração a AnaMarques, escritora do Recanto das Letras, e também aos Portugueses.