ENCUENTRO INTERNACIONAL DE POESIA "Tras las huellas del poeta"

Os que me visitam no Recanto das Letras devem ter notado a ausência deste poeta nos últimos dias. Estava em Santiago do Chile e adjacências para participar do 5º Encuentro Internacional de Poesia. O evento, organizado pelo Movimento Poetas del Mundo, reuniu delegações de 11 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Espanha, França, Italia, País Basco, Suécia e Marrocos. Como a programação era intensiva, exigindo deslocamentos diários para cidades próximas, sem falar dos compromissos em Santiago, fiquei sem tempo para a internet.

Hoje, finalmente, posso retomar os contatos para falar um pouco dessa experiência para mim inédita e muito proveitosa. Afinal, nunca imaginei declamar os meus versos em locais tão sugestivos como a Biblioteca Nacional do Chile, Palacio Presidencial La Moneda, Praça dos Poetas de Valparaiso, Casas de poetas e Fundações culturais chilenas.

O Encontro foi realizado em duas etapas, sob a coordenação do poeta chileno Luis Arias Manzo, fundador e secretário geral do Movimento. Os objetivos foram cumpridos plenamente: promover o intercâmbio poético entre os membros do Movimento e homenagear os grandes vultos da poesia chilena. A dinâmica de trabalho combinava visitas a locais expressivos da cultura literária do Chile e reuniões onde eram lidos os poemas.

A primeira etapa realizou-se de 15 a 19 de outubro de 2009. Teve como foco os poetas Pablo Neruda, Oscar Castro, Vicente Huidobro e Victor Marín Calquín.

As três casas de Pablo Neruda: "La Chascona" (Santiago), La Sebastiana (Valparaiso) e a Casa Museu (Isla Negra) foram pontos privilegiados de visitação. Impressionam pela riqueza do acervo e a edificação em vários planos, com escadas estreitas, passagens secretas e outros detalhes pessoalmente planejados por ele. O poeta era fascinado pelo mar. Uma de suas casas apresenta em determinado local um piso oscilante dando a impressão de que se está em um barco sobre as águas. A casa de Valparaiso se assemelha a um navio. A casa de Ilha Negra , construída à beira do mar, reúne muitas recordações do poeta, onde se inclui o seu cavalo empalhado em um dos ambientes. Na área externa, bem no alto e frente ao mar, encontra-se a tumba onde descansam o poeta e sua amada Matilde. Foi emocionante para todos poder ler nossos poemas no Anfiteatro em frente à La Chascona, na Plaza de Los Poetas de Valparaiso, e na Casa del Arte de Isla Negra, dirigida pelo nosso confrade Alfred Assis.

Em Rancagua, o homenageado foi o poeta da terra, Oscar Castro. Primeiro, no cemitério local, onde a sua família já nos esperava. Os Poetas del Mundo declamaram e deixaram cravos vermelhos na tumba onde estão gravados os seguintes versos do poeta: "Tierra mia, mi terra con olor a vindimas / sabor del fruto dulce y del agua que bebo / el dia en que tu entraña me recoja y me absorba / te habre devuelto solo todo lo que te debo".

Mais tarde, na Fundação Oscar Castro, nova homenagem com a presença de poetas locais e Isolda Pradel, esposa e musa do vate chileno. Na oportunidade, Isolda, hoje com mais de noventa anos, contou passagens reveladoras da vida do poeta. Artistas locais se apresentaram cantando poemas musicados de Castro, a exemplo de "Para que no me olvides" que emocionou a todos.

No Sindicato Codificado de la Mina del Teniente, aconteceu o encontro com os trabalhadores. Nova sessão de leitura de poemas e a apresentação de danças folclóricas. Finalmente um jantar festivo e o animado baile onde surpreendeu a performance alegre de Dona Isolda.

Em Viña del Mar, visitou-se o Palacio Carrasco onde aconteceu mais uma reunião com escritores locais, seguida de coquetel. Na oportunidade foi lançado o livro Balcón de los Confines, uma antologia internacional de poemas.

Em Cartagena, o cemitério foi palco de mais uma celebração. Dessa feita em homenagem ao poeta Vicente Huidobro, falecido em 1948. Do alto de uma Colina com vista privilegiada para o mar, os Poetas del Mundo leram seus textos à vista do epitáfio: "Guiado por mi estrella / con el pecho vacio / e los ojos clavados / en la altura / sali hacia mi destino / Oh mis amigos / aqui estoi / vosotros sabeis acaso / lo que yo era / pero nadie sabe / lo que soy”.

No Espacio Cultural Los Guagiros, cidade de Melipillla, aconteceu o evento comemorativo do 6° aniversário de morte do Poeta Victor Marín Calquín. Poeta, historiador, jornalista e escritor, Marin revelou nas obras publicadas a “su alma quixotesca”, como diz o convite para o evento . Sob um frio de 6º C a reunião regada a muito vinho quente e empanada, intercalou a apresentação de um conjunto de músicas folclóricas com a declamação de poesias por autores locais e estrangeiros.

O último dia foi marcado por uma reunião no salão nobre da Biblioteca Nacional do Chile onde houve lançamento de livros e visita ao Palácio La Moneda. Na entrada do Palácio tivemos um rápido contato com a Ministra da Cultura do Chile. Coordenada por um dos assessores da Ministra, seguiu-se a visita concentrada em três ambientes abertos para a leitura de poemas: a Capela, a sala onde foi encontrado morto o Presidente Alliende e o Salão de Recepções do Palácio.

A segunda parte do Encontro, da qual não participei, prosseguiu de 20 a 25 de outubro, cobrindo a região Norte do Chile. A principal homenageada nessa etapa foi a poeta chilena Gabriela Mistral, prêmio Nobel de Literatura, em 1945.

O Encontro Internacional de Poetas acontece todos os anos, no Chile. Se você ainda não teve a oportunidade de participar, acho que vale a pena. O custo pareceu-me acessível, pois os quinhentos dólares desembolsados, por pessoa, por etapa, incluem todas as despesas de alimentação, hospedagem, deslocamento em território chileno e ingressos em Museus. Fica de fora apenas a passagem aérea. Espero poder estar por lá no próximo ano, para cumprir a segunda parte do evento. E quem sabe, encontrar muitos dos que me lêem aqui.