Tempos de Escola

Hoje descobri em meus guardados – e como tenho tralha! – alguns textos escolares. Lembranças de aulas que não esquecerei mais, umas porque eram maravilhosas e outras, bem, é melhor até deixar para trás.

Aqui estou eu de novo me lembrando dos anos que passei na escola, muito depois do tempo ideal, claro, já que voltei a estudar anos depois de trocar os bancos escolares pelo trabalho. O que infelizmente acontece com a maioria dos brasileiros menos favorecidos.

E as lembranças destes anos de volta à escola renderam divertidos trabalhos, principalmente no que se refere a Língua Portuguesa e Literatura. Foram muitos meses de verbo intrasitivo direto e e indireto, verb to be – acho que junto com to have, são os únicos ensinados aos professores públicos – já que desde a 5ª série do Ensino Fundamental é o que mais vemos. No meu caso extenuando apenas 2 professores, Sadi e Ednaldo, que ensinaram mais que estes dois verbosinhos chatos.

Espero que quem resolver acompanhar os textos escolares que publicarei aqui se divirtam pelo menos com os erros de sintaxe, ortográficos e demais. Sei que são muitos!

Guardei boas lembranças destes anos e quero compartilhar com vocês, desde o que achei de alguns professores, até as alegrias de terminar tardiamente o ensino Fundamental e Médio. Fatos que festejei sozinha, afinal só eu sabia o que significavam para mim.

O cansaço e a dor tomavam conta de meu corpo e mente depois de exaustivas horas de trabalho junto a Comunidade. Estava sempre querendo descasar e acabava quase dormindo em algumas aulas.

Certa ocasião passei até mal ao apresentar um Seminário sobre Literatura Colonial. Fui levada às pressas ao Hospital depois de falar por quase duas horas sobre Anchieta e seus contemporâneos. Acredito que a professora deu a pior parte para mim de propósito. Dei dois shows – um ao apresentar o trabalho e outro ao desmaiar na sala depois de terminar a apresentação. O pior que no segundo trabalho desta professora também passei mal, depois de apresentar. Neste para chateá-la passeei pela Literatura, falando sobre Garret, Machado e até Graciliano, determinando tempo, citando até frases e poemas de alguns outros atores, situando-os no período histórico e literário.

Foram dias difíceis, mas que venci e me sinto muito bem....

Elisabeth Lorena Alves
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 09/11/2009
Reeditado em 06/03/2016
Código do texto: T1914681
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.