Descobrindo a alegria

Acho que nossos grandes mestres são aqueles que falam com o coração. É preciso prestar atenção neles, procurando assimilar a onda de amor que está inserida em seus ensinamentos.

Quem seriam estes mestres? Nada complicado, não é necessário viajar no espaço de onde fazem parte os nossos interesses diários. É bem simples, simples e delicioso. Considero grandes mestres aqueles que ainda não foram contaminados pelo temor de um mundo que, muitas vezes, se apresenta injusto, não carregam no coração sentimentos de posse desmedida e ânsia pelo poder, não deixam que a tristeza tome conta de seus pensamentos e têm uma fonte inesgotável de recursos para superar obstáculos e enxugar as lágrimas dos que cruzam seu caminho.

Falo de crianças e jovens que têm um futuro a percorrer, não sabem exatamente como fazê-lo, mas nem por isso se sentem inseguros. Uma dessas estrelas valiosas é meu filho. Percebi isto no dia em que me encontrava muito triste, deixando que a melancolia dominasse completamente minha visão do mundo que me circundava. Com sua simplicidade de seu jovem coração, abraçou-me transmitindo-me amor e confiança, e me fez um pedido lindo e de efeito curativo: solicitou-me que escrevesse sobre a alegria.

Sei que, em sua simplicidade de sentimentos, ele saberia avaliar a força de tal tarefa. Falar de alegria quando se tem na alma o gosto da incerteza. Não poderia desperdiçar esta oportunidade. Soou para mim como desafio. Levei dias para assimilar tal idéia, mas quando enfim consegui, experimentei o sentimento desejado. Foi trazido por um jovem que acredita nele e o faz sua bandeira. Porque crê também no futuro e em seus sonhos.

Sonhos... Começo daí então. È isto, os sonhos se constituem em passaporte para alegria. E sonhei, sonhei com amor e entendimento. Sonhei com olhos se cruzando e se compreendendo. Sonhei com o aperto de mão que levanta e conduz. Sonhei com uma paz infinita. E de sonhar me fiz criança. E criança, me fiz feliz. E de feliz conheci a alegria.

Luta... Muita luta, mas os passos são firmes e decididos rumo ao que não conheço, guiado por uma luz. Sem medo, sem tréguas. Caminhando, tropeçando e olhando para cima. O céu muito azul me faz sorrir. A claridade da luz do sol me faz acreditar na vida. E do sorriso nasceu a força, da força surgiu a energia de continuar, e desta energia senti alegria.

Amor, um amor forte e espontâneo que tudo supera, pois se torna o combustível da alma. O segredo de amar, amar a vitória e amar o fracasso, amar as flores e amar as pedras, amar a noite e amar o dia, amar o irmão que conheço e amar aquele que não conheço. E do amor nasceu a paz. Da paz chegou a certeza. Da certeza senti... Senti um calor intenso, calor da alegria vitoriosa em minha alma.

Renascer é palavra que me surge ao amanhecer. Parei e observei o vermelho do sol, que apenas acabara de chegar, como sangue clamando pela vida. Convidando a todos a continuar. Rever o que ficara para trás. Não no sentido de apenas recordar. Rever para novamente tentar. Tentar a vida, tentar acertar, tentar absorver o tesouro de um novo dia. Presente diário que está ali, ao nosso alcance. O renascer do coração torna-o jovem e ativo. O renascer traz o construir e... Construindo me faço útil, sendo útil, transformo o mundo... Mundo que muitas vezes me agride, mas... Não fujo dele, pois aprendo a apreciar o mar que acalma, o céu que nos cobre, as pedras nas quais tropeço, os pés que me mantêm firme. E da firmeza surge a força de acreditar. Acreditar num novo amanhecer, que me traz a tão almejada alegria.

Neste momento meu coração canta deixando-me a viajar. Solto então minha imaginação e me desloco. Longe de tudo que me entristece. Para que? O tempo vem em meu socorro. Percebo a grandiosidade da vida. Anseio por continuar, com paz e muita alegria.

Alegria que me faz amar, alegria dos primeiros anos de vida, alegria de contribuir com pensamentos e sentimentos, tornando-os ferramentas poderosas, realizando projetos, antigos, guardados no cantinho do coração onde reinava a alegria.

Encontrei finalmente alegria de me sentir alegre, por sonhar, por lutar, por amar, por renascer, e por crer.

Encontrei a alegria por tudo e por nada. Apenas desejar rir, brincar.

Encontrei a velha alegria de viver. Encontrei a alegria de arriscar.

Sim, são momentos, valiosos, autênticos e que valem por tudo. Valem um sorriso, valem uma lágrima, vale a força e a fraqueza, vale principalmente o desejo de andar por aí, espalhando a alegria infinita da descoberta de viver com alegria.