FAMÍLIA

O que é a família? Algo que nos acolhe? Ou uma referência para onde sempre voltamos nos momentos mais precisos? Não, a família não é só isso.

Uma família que se preze sempre possui um pai, nenhuma família pode ser sem a presença dele. Pai não é aquele que põe um filho no mundo contendo o seu sangue ou comendo o pão que é fruto de seu trabalho, mas aquele que ilumina os seus caminhos e alimenta o seu espírito. Pai, podem pensar sempre numa imagem masculina, mas podemos ter uma mãe e um pai numa só pessoa, embora se quisermos, podemos entender que sempre existirão os dois separados. Separados não de espírito, mas somente nas suas funções. Qual a função da mãe e qual a função do pai? Bom não existe funções destinadas especificamente a cada um deles, mas a mãe geralmente dá colo ao filho para que desabafe suas lágrimas, e o pai impõe uma referência maior de respeito, ou seja, é como se fosse o protetor, a família que tem um pai é sempre mais respeitada.

Pessoas passam por outras se esbarrando, se agredindo, se ofendendo... mas não entendem que somos todos pertencentes da mesma família, pois somos filhos do mesmo pai. O nosso pai não pode nos chamar de filhos, se os seus filhos não se chamam de irmãos, entenda que não podemos estar por cima tranqüilamente, mas não adianta só se preocupar, devemos fazer algo... talvez estender as mãos e oferecer o que nunca é escasso: o apoio, e principalmente o amor de irmão, mas não um ‘irmão’ assim! Mas um amigo, companheiro, filhos da mesma razão, e a razão de ser integrantes de uma única família vivendo na mesma casa...

A nossa casa é o mundo, e o mundo é muito grande, não dá para conhecer todos seus irmãos, então dê afeto a um pouco deles, por exemplo, e pelo menos aos que dormem sob o mesmo teto que o seu.

(01/07/2001)

Júnio Dâmaso
Enviado por Júnio Dâmaso em 12/07/2006
Reeditado em 07/11/2011
Código do texto: T192299
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.