E se os homens fossem tubarões?

lisieux

(meditação inspirada em “Se os tubarões fossem homens”, de Berthold Brecht)

Se os homens fossem tubarões eles cuidariam para que o mar não fosse poluído e para que houvesse sempre oxigênio em profusão.

Se os homens fossem tubarões, nadariam por muitos mares à procura de comida, comeriam o suficiente para não morrerem de fome e só se alimentariam do que fosse adequado à sua saúde.

Se os homens fossem tubarões, cuidariam para que houvesse sempre beleza e cor à sua volta... e para que a temperatura da água fosse tépida e agradável.

Se os homens fossem tubarões, eles se defenderiam apenas quando fossem atacados e só atacariam quando a presa fosse necessária para a sua própria sobrevivência, fechando o ciclo da cadeia alimentar.

Se os homens fossem tubarões, não precisariam de professores, pois já nasceriam sabendo “onde estavam, o que teriam que fazer e para onde deveriam ir”.

Se os homens fossem tubarões não precisariam de médicos nem de filas do INSS, porque viveriam o tempo estipulado pelo Criador e morreriam calmamente, sem angústias e sem sofrimentos desnecessários ( a não ser que os tubarões, tornados homens, resolvessem atingi-los com um arpão!).

Se os homens fossem tubarões ... teriam sim uma religião. A religião simples e fácil dos humildes, que consiste em agradecer pelo que têm e não em pretender fazer mais do que aquilo que eles foram criados para fazer.

Se os homens fossem tubarões, haveria harmonia, tranqüilidade e a terra seguiria, sem sobressaltos, o seu ciclo...

Em suma... haveria o paraíso, se os homens fossem tubarões.

BH - 17.07.03

lisieux
Enviado por lisieux em 25/05/2005
Código do texto: T19521