Tamanho do abraço

Passamos a maior parte de nossas vidas em tal estonteante ritmo, que não nos é possível atentar para os detalhes que compõem o essencial. Estamos de tal forma concentrados em construir nossos futuros, sem ao menos nos darmos conta do que estamos fazendo com nosso presente.

Foi nesta linha de pensamento que cheguei à constatação do tanto que cabe num abraço. À primeira vista parece louco e irreal. Mas loucura também não foi, termos crucificado Aquele que é nosso próprio Deus? Talvez a humanidade o tenha feito por não acreditar que Deus pudesse se fazer homem, como nós, e vir aqui... A nos abraçar. Este abraço é o início e o final de tudo. Chega a ser o mais importante de sua missão. Abraçou-nos como Pai, como Criador e como nosso único Caminho.

E aí começando, uma criança nasce, chora por se sentir desprotegida, diante de um mundo tão grande e desconhecido. Chora por amor, calor, alimento. Sua mãe a envolve junto a seu colo, transmite-lhe amor, confiança, segurança. Promete ser, em sua vida, uma estrela que lhe levará a caminhos desconhecidos. E onde e como lhe passa tudo isto? No suave abraço que só uma mãe pode dar. É um mundo cheio de sonhos, planos e atalhos a seguir. Tudo isto o recém nascido recebe dentro de um abraço. Como ele é grande e forte! Como pode conter todo o seu futuro! A criança pode enfim parar de chorar. Até que novamente se sinta desprotegida, ansiando novamente pelo abraço...

E aquele, que era apenas um bebê vai se desenvolvendo, conhecendo o que está a sua volta e... Às vezes se machucando, carregando dores, vertendo lágrimas que se tornarão sua escola por meio do abraço.

Abraço de mãe, abraço do pai, abraço do amigo e tantos outros abraços. Tão importantes momentos em que se coloca, coração unido a coração, pessoas que partilham momentos de emoção, vidas unidas como um toque de mágica. O toque da pele, onde se pode conter o outro ser no ombro, nos olhos e na alma. O toque que só o abraço pode nos ofertar.

A criança vai crescendo, e uma energia se desenvolve tornando-a capaz de se solidarizar, de planejar, de amar, de abraçar. Abraça o irmão que está perto, abraça aquele que está longe. Une sua vida, seus pensamentos a outra pessoa. Sua alegria não pode ser a mesma, sem saber do que existe longe, bem longe. Onde está meu irmão, onde está minha irmã para abraçar e lhe dizer da paz que pode receber, uma paz tão grande no suave abraço do irmão distante.

E os fatos vão se sucedendo, gerando sorrisos e lágrimas. Muito vêm carregados de emoção, outros não. Decisões a se tomar, intenções a se concretizar, como saber qual rumo escolher. Difíceis opções, que de repente se tornam claras no abraço, amparo tranqüilo, sentindo-se totalmente contido ali, naquele grande e vigoroso abraço.

Abraço forte, abraço doce, abraço que tarda, abraço que não se faz esperar. Faz-nos reviver a origem de nossas vidas quando suavemente fomos abraçados. Abraço de saudade de alguém que chega e traz a nossos corações o calor da pessoa querida que um dia se ausentou. O abraço triste de quem parte, o abraço triste de quem fica, tentando deixar ali, um elo que não se deseja quebrar. Jóia forte, tesouro incalculável.

Muitos abraços ficam ardendo em nosso peito, permitindo que desfrutemos da presença de alguém muito amado que se ausenta. Abraço derradeiro, despedida dolorosa, mas ainda assim, o tesouro do abraço.

Abraça-se o futuro com garra e determinação. O mundo que ainda não se conhece, mas alguém quer dispensar? E como abraçar o que há de vir? Abraçando a vida, que se faz presente a cada momento. Vida cheia de surpresas, plena de luz. Abraça-se a esperança de se sentir amado. Finalmente abraça-se a Deus, o primeiro e último abraço. O mais forte e sublime. Onde começamos em projeto e onde nos completamos, felizes e plenos.