Demora muito?

Demora muito? Se não for a pergunta mais feita nas metrópoles, concorre para ser com certeza. Se algo está para ser esperado e isso não acontece em até trinta segundos, a pergunta surge de forma meio acanhada entre os mais reservados e de forma um pouco mais ríspida entre os mais extrovertidos ou estressados, e claro, apressados também. Será que ninguém pode esperar alguns minutinhos? Minutinhos - essa palavra sem estar no diminutivo já significa algo pequeno, diminuto, e ainda a colocam no diminutivo, tornando-a microscópica. Exagero? Imagina. Exageradas são as reações das pessoas depois de alguns atrasos, digamos, esperados para certas coisas. Óbvio que não temos que tolerar qualquer demora ou o excesso.

Por que tanta pressa? - perguntaria alguém calmo e equilibrado. Só porque os computadores e a internet são velocíssimos, é que nós humanos também teremos que ser. Nem considero os dias que a conexão não está lá muito boa. Via de regra, as máquinas são rápidas, então os humanos também têm que ser. Absurdo. Foi um tremendo absurdo o cara perguntar pra esposa que acabara de ficar grávida:

- Vai demorar muito pra nascer?

A esposa nem se deu o trabalho de responder, mas eu respondo por ela:

- Demorará o mesmo tempo que você nasceu, ou por acaso você simplesmente surgiu numa fila já esperando por algo?

Filas - o terror dos apressados. E pra tudo se forma filas. Impressionante. E a demora nos serviços de call center? Haja paciência. Aquela atendente de serviço deixou certa vez um cliente que sempre ligava e era sempre mal educado, ela pediu pra esperar e simplesmente o deixou esperando quase uma hora, e quando pegou o telefone o cara ainda estava lá. Isso que é persistência. Outra demora angustiante é a dos ônibus. Passam todos, menos o seu, o meu, o deles, enfim, parece que não passa ônibus. Já senti isso na pele quando tomava o ônibus no metrô Paraíso com destino para Barueri. E o pior era quando acabava de subir as escadas da estação e um ônibus tinha passado, ai lá se vão quarenta minutos, com muito otimismo e com a avenida paulista praticamente livre.

O que é mais interessante é que quanto mais se tem pressa, mais demora pra acontecer. Melhor exemplo é o tempo. Parece até que é de propósito. E arranjam explicação pra tudo, desde a lei da relatividade até o planeta que gira mais devagar. E aquele rapaz esperando pra encontrar a garota pela primeira vez, com aquela ansiedade básica adicionada com o atraso habitual das mulheres, esperou tanto que desistiu, a garota chegou pro encontro marcado e não encontrou nada.

E o que dizer da justiça? Isso dá assunto para uma tese de mestrado, melhor nem entrar no mérito da questão. Também é demorado para alguns conseguirem se aposentar e isso acompanhei de perto com meu pai que teve que esperar uns cinco anos ou mais para obter o dinheiro do governo.

Enquanto isso a fila do teatro que não vai pra frente nem pra trás, aquele sujeito que nunca tinha ido a uma peça, resolve ele mesmo fazer uma cena ali mesmo na calçada, chamou algumas pessoas da fila que toparam de pronto, pois algo tinha que ser feito para acabar com aquela monotonia. E eu aposto que se eu pedir pra algum amigo meu ler essa crônica, ele vai perguntar:

— Demora muito pra ler?

07/12/09

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 07/12/2009
Código do texto: T1965113
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.