Filhos? Ainda não

Ontem fui com uma amiga minha até a maternidade porque ela foi visitar uma tia dela que estava com problema. Tínhamos chegado quase no limite da hora de visita, mas por sorte ela conseguiu ir até o quarto da tia e eu fiquei esperando numa salinha. Reparei que tinha um jornal e resolvi ler, a primeira coisa que li foi o editorial que acabei nem lendo todo, depois passei pelo horóscopo e pelos quadrinhos. Coloquei o jornal de volta no sofá e peguei pra folhear um livro que ela tinha pegado com uma amiga dela, e nisso a sala de espera estava vazia. Voltei a folhear a jornal, mas dessa vez procurei pela coluna de um jornalista que aprecio muito, mas pro meu azar não estava lá. Apareceram as primeiras pessoas e eram uma grávida mais duas senhoras, ainda não tinham se sentado e andavam pra lá e pra cá, e depois apareceu um homem. Pelo que eu entendi as duas senhoras seriam as mães, uma do homem e outra da mulher grávida, uma das senhoras disse:

_ Você não pode ficar triste assim, o bebê tem que ver que sua mãe está contente em concebe-lo.

_ Mas eu não estou triste, eu só estou assustada. Afinal é a minha primeira gravidez. – disse a grávida que aparentava ser uma jovem balzaquiana.

_ É assim mesmo, no segundo bebê você estará mais tranqüila. – retrucou a senhora.

_ Você tem razão, eu tive cinco! E os cinco partos foram histórias diferentes e lembro de todos – disse entusiasmada a outra senhora.

Enquanto isso, eu estava lendo partes do jornal e vi até noticias estranhas, que ao meu ver são irrelevantes. Depois chega o futuro pai que estava cuidando dos papéis e senta-se no sofá, uma das senhoras pergunta se o casal não quer tirar as fotos, os quais acabaram aceitando. O casal estava no mesmo sofá que eu estava, e por isso tive que me afastar um pouco, senão o bebê num futuro distante olharia para as fotos que foram tiradas antes dele nascer e se visse um cara na foto perguntaria - quem é esse aqui? Os pais talvez nem lembrariam de mim, o que poderia acarretar sérios problemas, ou não. Fotos tiradas para uma futura recordação. Realmente foi estranho estar na sala de espera de uma maternidade. Aquela família logo se foi, mas apareceu outra senhora na sala de espera. Eu estava meio inquieto, não tinha mais o que fazer e fiquei mexendo com as mãos, olhando pra cá e pra lá e a senhora vendo tudo aquilo, o que despertou certa curiosidade dela e me causou espanto quando ela disse:

_ Não precisa ficar nervoso, vai ficar tudo bem com ela e com o bebê.

_ Ahn! – foi a única interjeição que me veio na cabeça.

_ É o seu primeiro filho? – perguntou a senhora.

_ Não, só estou esperando minha amiga voltar. – disse eu.

_ Não precisa mudar de assunto ou mentir, eu sei que você está nervoso, afinal tão jovem assim como você não deve ser fácil assumir uma responsabilidade deste tamanho. – disse a senhora.

_ Estou falando sério, não estou esperando filhos e nem serei pai tão cedo assim.

_ Mesmo sendo jovem, você aparenta ser um rapaz responsável para ter um filho.

_ Obrigado, eu até tento ser responsável, mas eu mal cuido de mim, imagine de um bebê. – disse eu para a senhora tentando explica-la que filhos não estão nos meus planos nem para esse ano, nem para o cinco próximos.

_ Se o seu problema é uma mulher para engravidar, eu tenho uma netinha que é da sua idade e que está louca para casar e ter filhos, você não quer que eu te apresente? – ofereceu a senhora.

_ Não obrigado, já disse que filhos ainda não.

_ Você não vai se arrepender e mais uma coisa, ela é uma gatinha como dizem vocês jovens.

_ Tudo bem, mas não quero. – a senhora não conseguia ou não queria entender o que eu estava dizendo.

A senhora continuou falando sozinha e eu só dizia “ahn”, não sei como ela não se cansava. De repente chegou outro homem e esse estava realmente nervoso, parecia que estava esperando pela mulher e pelo bebê, é claro. A senhora não perdeu tempo e já foi logo dizendo.

_ Não precisa ficar nervoso, vai ficar tudo bem com ela e com o bebê.

_ Não sei, não sei, o que pode acontecer. – disse o homem nervoso.

_ É o primeiro bebê? – perguntou a senhora.

_ Antes fosse, já é o quinto. – respondeu o homem no duro.

_ Caramba! – exclamei.

_ E por que ficar nervoso, se você já é experiente na área?

_ Sei lá, eu fiquei assim em todos.

_ Você devia mostrar experiência e tranqüilidade pro jovem que está aqui conosco e que nem pensa em ter filhos. – disse a senhora referindo-se a mim, é claro.

_ É claro que eu penso em ter filhos.- retruquei.

_ Desiste dessa idéia, garoto, filhos só trazem prejuízo. – disse o homem.

_ Então por que você já está esperando pelo quinto? – perguntei curioso.

_ É porque eu não resisto aquele sorrisinho que eles dão e quando vejo que eles estão crescendo, eu já preparo outro.

_ E como fica sua mulher, nessa sua vontade de brincar de fazer filhos?- indaguei mais ainda.

_ Pior que ela gosta. – respondeu o homem.

_ Sorte a sua!

_ Está vendo, você devia ser como ele, tirando o nervosismo que ele tem.- disse a senhora.

Eu não disse nada depois daquilo e quando a senhora ia falar outra coisa, a minha amiga chegou e eu na hora sem pensar disse – graças a Deus você chegou! Ela perguntou por que e eu disse que estava tendo uns papos estranhos com o pessoal sobre bebês, ela disse que adora bebês e diz que quer ter vários, eu olhei com uma cara estranha pra ela e não disse mais nada depois.

20/05/03

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 08/12/2009
Código do texto: T1966736
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.