A redação

Um homem, aparentando 25 anos, para diante de uma prova escrita para seleção de funcionários de uma importante empresa. Segundos antes pensava que seria moleza conseguir aquele emprego, porém, ao deparar com aquela prova, percebeu que tinha um grande problema para resolver, ou melhor, para escrever. Perdido em pensamentos, começa rabiscar no papel de rascunho seu desespero:
- Meu Deus! Não esperava por esta! Terei mesmo que fazer esta redação? Como não pensei nisso? Onde já se viu, até parece escola, só fala em redação!Eu nunca gostei de fazer redação, aliás, confesso que também nunca gostei muito de ler. E agora? Entrei pelo cano, já vi este filme, e tudo por causa de uma redaçãozinha!Por onde começar? “Lembro-me de quando estudava que a professora Matilde sempre pedia a mesma redação no início das aulas, Minhas Férias”, é claro que eu sempre copiava do Joãozinho, que, aliás, era a mais bonita da classe, a família dele sempre viajava durante as férias, portanto não lhe faltava assunto. Nunca me preocupei nem um pouco se aquela não era a minha história, o importante era cumprir a tarefa. Foi sempre assim, nunca gostei de fazer esta tal redação, até mesmo a palavra me assustava, sentia calafrios, náuseas, um medo medonho. Mas, o mais curioso de tudo isso é que sei que não estou sozinho nisso. Tenho alguns amigos que chegaram terminar o segundo grau, outros até fizeram faculdade, no entanto, sentem a mesma coisa, amarelam na frente da tal redação, dizem:”Penso tudo direitinho, na hora de por no papel...!” Bom, eu não consigo nem pensar. Passei minha vida inteira fugindo, ninguém nunca me disse que para arrumar um emprego melhorzinho teria que fazer prova nem t’pouco redação. Oh senhor! Juro que tentei, mas não foi dessa vez, me indique um caminho longe das redações. Confesso que não sei fazer uma redação. Não é nada fácil escrever sobre nossas dificuldades, é um tema muito complicado.
Terminado o tempo estipulado para a prova, levantou cabisbaixo e foi embora sem esperar o resultado da seleção, deixando seus rabiscos na carteira em que estava sentado. Três dias depois recebeu um telefonema da empresa avisando que tinha tirado o primeiro lugar, portanto a vaga era sua.


Renilda Viana
Enviado por Renilda Viana em 09/12/2009
Reeditado em 12/04/2012
Código do texto: T1969725
Classificação de conteúdo: seguro