Devo ser mesmo analfabeto!

Foi na primeira tendência pedagógica que o Brasil obteve as primeiras instruções, bastava somente prestar atenção, e dar ouvidos a uma conversa estranha e pretensamente bem intencionada. Os curumins que o diga... O principal educador desta época foi Hebart, mas isto era um mero detalhe, outros tantos e pretensos da Companhia de Jesus fixaram acampamento para devastar tradições. Loyola, Manoel da Nóbrega, Anchieta e Antônio Vieira... Bendito seja o Marques de Pombal que em 1759 expulsa os jesuítas do Brasil, mas nossa felicidade durou pouco, retornariam em 1842. Com seu famoso Ratio Studiorum em busca da conversão das almas e da substituição de crenças e cerimônias pelo tradicional dogma católico, tudo começa novamente, inclusive as doenças trazidas pelos brancos; varíola, por exemplo. É, mas nem tudo esta perdido, ainda existia uma minoria branca da época, eram alguns poucos letrados do período colonial, o resto? Esses eram apenas analfabetos em sua maioria. Quem se importa? O que mudou de lá para cá?

Alessandro Barreta Garcia
Enviado por Alessandro Barreta Garcia em 19/07/2006
Reeditado em 19/10/2008
Código do texto: T197425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.