IMPOSSIBILIDADE

\"Tudo é questão de manter

a mente quieta,

a espinha ereta

e o coração tranqüilo\" - Walter Franco

Como se fosse fácil...

A mente quieta! Quem pode mantê-la deste jeito?

A espinha ereta, até que pode ser, mesmo assim, com muito esforço. Porque, no mundo conturbado e corrido de hoje em dia, é complicado não estarmos curvados face aos problemas, carregando pesadas cargas, diariamente.

E, manter o coração tranqüilo só seria possível se não amássemos, se não sentíssemos tristeza, mágoa, dor, ou saudade.

Vinícius de Morais já dizia que: “quem tem amor e tem calma, tem calma... não tem amor.”

É simplesmente impossível manter tranqüilo um coração cheio de amor, porque o objeto do nosso carinho está sempre fazendo com que o coração se sobressalte: ou pela alegria de encontrá-lo, ou pela tristeza em não vê-lo; pela felicidade do beijo, ou pela saudade do olhar. De qualquer forma, o coração jamais será tranqüilo se estiver cheio da presença, ou mesmo da ausência de outro alguém.

Não... não é fácil manter a mente quieta. O pensamento é, por natureza inquieto. Ele não se permite “formatar”; ele não se conforma em ficar parado dentro da mente, sossegado, sem fazer barulho. O pensamento extrapola, sai de dentro da gente, voa em direção a sonhos, a projetos, planos, pessoas... voa, célere e incontidamente, em direção à pessoa pela qual o coração bate, também descompassado e inquieto. Intranqüilo, ao contrário do que diz o verso, aí em cima.

Não... não é possível manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo. Não, pra quem ama; não pra quem vive; não pra quem sente desejo e saudade.

Isto só seria possível a um defunto. Este sim: completamente esticado, impassível, tranqüilo, mente vazia, coração quietinho, paradinho... espinha ereta, sem se curvar, sem balançar... porque morto!

Enquanto viva estou, porém, a mente não pára; a espinha se curva, se estica, torna a se curvar... e o coração, batendo loucamente, não pode, nem por um segundo ficar tranqüilo. Porque a mente está repleta de ti, a espinha quer ajudar o corpo a ir a teu encontro.

E o coração, completamente teu, a cada batida, a cada pulsação, grita teu nome...

BH - 20.04.04

lisieux
Enviado por lisieux em 26/05/2005
Código do texto: T19783