PODE A POLÍTICA MELHORAR AS NOSSAS VIDAS?

A resposta a esta pergunta depende da disposição de duas classes de pessoas. A classe política e o povo em geral. Se o povo escolher mal os seus representantes políticos, decerto sua vida vai piorar. No entanto se fizer a escolha certa, a vida melhorará. Mas se os representantes eleitos em quem o povo depositou sua confiança se mostrarem incompetentes e desonestos, o povo continuará sofrendo. E é isso que tem acontecido após as eleições de 2006 e 2008. Em 2006 foi eleito um novo governador. Pergunta o povo? Que fez ele três anos depois de ser eleito? Para além de suprimir a ajuda social concedida às camadas menos desfavorecidas pelos governos anteriores, pouco ou nada fez para melhorar as vidas desses cidadãos. Na área da Segurança vivemos o caos, os policiais não conseguem evitar a violência que se abate sobre o Rio de Janeiro. Os bandidos conseguem até derrubar helicópteros da Polícia. Policiais são assassinados a cada esquina de rua. Todos os dias crianças e adultos morrem vítimas de balas perdidas. Ora, durante a campanha de 2006 o governador atual, prometia grandes mudanças para melhor na Segurança! E na área da Saúde? Foram criadas as UPAS, no papel, coisa excelente, mas na prática é nota zero. Na maior parte delas o atendimento deixa a desejar. Faltam médicos, especialistas, medicamentos etc. É como escreveu na coluna do GAPZO o nosso amigo Gilberto Silva: A Saúde com suas UPAS que são verdadeiros engodos, ou sepulcros caiados por fora, mas terríveis por dentro, não tendo em seu interior o necessário para um bom atendimento.

E os Hospitais Estaduais? O povo de Santa Cruz sofre com o Hospital D. Pedro II. A Emergência ou funciona mal ou não funciona mesmo. Faltam médicos, cirurgiões, medicamentos etc. Isso foi constatado nos dias 05 e 06/09/2009 durante a IX Conferência Distrital de Saúde da AP. 5III realizada em Santa Cruz. E o que dizer da Educação? Durante a campanha foi prometida uma educação de primeiro mundo. No entanto tudo continua na mesma, até à data nada ou quase nada, foi feito nesta área.

A razão de todos estes disfuncionamentos é a seguinte: As respectivas Secretarias são ocupadas, não por profissionais competentes, mas por políticos sem conhecimento dos problemas que afetam essas áreas e despreparados para darem as soluções que se impõem. Isso mostra a urgência de se despolitizarem, a Saúde a Educação e a Segurança. Pois atualmente o que está valendo são os apadrinhamentos políticos e não a competência.

Em 2008 foi eleito um novo Prefeito, na época a mídia falou que ele foi eleito graças ao voto da Zona Oeste e de Santa Cruz em particular. Até à data só o Logo da Prefeitura mudou, em quanto ás melhorias prometidas durante a campanha eleitoral, pouco ou nada tem sido feito. Em Santa Cruz e Adjacências, na área do saneamento básico, continua existindo um grande número de valas oficiais que estão assoreadas necessitando de manutenção urgente. E acima de tudo as inúmeras valas negras a céu aberto, continuam sendo um perigo para a saúde das nossas comunidades.

Os principais líderes políticos brasileiros, já estão por muitos anos, grudados às suas cadeiras oficiais, mas a nossa vida continua ruim. Por isso temos que desgrudá-los. Isso só pode ser feito se o povo se unir e votar só nos candidatos que já deram provas de competência e honestidade. Para concluir deixamos aqui uma sugestão: Porque as Associações de Moradores e outros grupos democráticos não se unem e formam uma enorme corrente humana e saem para a rua, exigindo uma reforma política profunda e conscientizando as comunidades a votar, mas votar bem?

Nunca esqueçamos que em democracia é o povo quem mais ordena! E quando o povo realmente der ordens claras que sejam respeitadas pelos políticos, a nossa vida melhorará com certeza.

O editor Victor Alexandre.