COISAS DA PRAIA -DESRESPEITO A SÍMBOLOS REPRESENTATIVOS

COISAS DA PRAIA

DESRESPEITO A SÍMBOLOS REPRESENTATIVOS

FlavioMPinto

Capão da Canoa.

Um dia de janeiro de 2010. Dia quente, praia cheia. Água marrom, areia dura, difícil de colocar suporte de guarda-sol.

Tudo legal para uma boa temporada gaúcha tostando o lombo. Tudo certo para chegada no lugar mais democrático do mundo: a praia.

Lá chega quem quer, como quer, sai a hora que quer, com a roupa que quer, menos pelado, claro, a não ser as moças com minúsculos biquínis. Na verdade estão sem nada. Vendedores ambulantes desfilavam com suas mercadorias e faziam a festa. Ia de queijo, cangas, óculos, santinhos de surdos, cervejas até cobertores. Cobertores? Sim, era uma turma do Ceará que vendia. Para eles 30 graus é frio!

Bom, sem grilos, a praia é tudo que se quer para não se incomodar. Em termos, cara-pálida, em termos.

Lá pelas tantas, bem próximo de onde estava sentado com a patroa e o Seu Calú, sentam duas loiras que pareciam ser mãe e filha. Pela cor eram da serra, pois estavam cor de rosa. Bem arrumadas, cheia de apliques e colares, tudo mais.

O caso é que a garota parava todos os vendedores de cangas. Escolhia, escolhia e nada. Até que achou o que queria: uma canga bandeira do Rio Grande do Sul e logo a estirou no chão e se jogou por cima

- Mas que desrespeito, logo falei. A bandeira do Rio Grande ainda com sangue farrapo e imperial no chão. É o fim da picada!

Para mim havia falado baixo, mas parece que elas ouviram , pois logo que retornei do chuveiro, fora molhar a melena, pois não quis entrar na água marrom de Capão, prefiro a do Batuva e pronto!, a canga estava enrolada e bem guardada junto do guarda-sol.

Sim, foi um sentimento que pensei alto ante a atitude da garota, que devia ter mais ou menos 18 anos e uma vistosa tatuagem nas costas.

Atitude que revelou o que ela pensa em relação ao nosso símbolo maior. Um verdadeiro desrespeito.

Onde já se viu jogar a bandeira do Estado no chão e jogar-se por cima?

Bandeira só como mortalha! Ou em prédios e mastros públicos hasteada.

Uma bandeira é constituída por cores e símbolos e carrega um povo nas costas e a nossa, então...Ali nos vemos de armas na mão lutando contra o poder opressor do Império!

Ali a vemos( a bandeira) espargindo o lema LIBERDADE, IGUALDADE e HUMANIDADE por onde ela tremula, nos inspirando.

Não, não e não. Mil vezes não.

Lugar da bandeira ou qualquer outro símbolo não é no chão. É no alto relembrando nossa formação histórica.

A bandeira é para ser cultuada, respeitada, hasteada com orgulho e servir como mortalha e não usada em fins profanos.

Com certeza a garota não conhecia a história do nosso Estado, siquer possui um pingo de respeito com nosso pendão riograndense, nem a noção de Estado, nação, família.

A mãe presenciava a cena e nada fez.

Por isso temos uma população insensível aos maiores ditames de corrigir o descalabro por que passa o nosso país.

Esqueci- enrolando a bandeira e não a usando como canga será que a garota se deu conta?

E o pior é que vi garotas fazendo isso com a bandeira do Brasil!