Ética Profissional e nas Empresas

Ética profissional

Definição: Conjunto de normas morais pelas quais o indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce.

A Ética Profissional nas Empresas:

Um dos bons conceitos sobre Ética é o que diz: "Ética é o estudo da conduta humana disponível ao bem sobre o mal, seja a vivência em sociedade seja na vivência em uma empresa".. A Ética encara a virtude como pratica do bem e promotora da felicidade das pessoas, quer individualmente ou coletivamente. O caminho da virtude é sempre possível. Enquanto o homem existir, tem ele a possibilidade de modificar sua forma de agir. E todos orientam-se na vida por um critério pessoal em suas vidas. Nem sempre é tranqüilo fazer o bem, principalmente viver de maneira coerente. Não se pode exigir tanto da ética. O importante é a busca de boas razoes para a opção moral concreta.

É sempre fácil tentar medir o valor em um momento determinado da historia individual ou coletiva. A medida permite adequar a procura de felicidade própria, que não será integral se não se harmonizar, com todos. Assim, a prática do bem é a felicidade e como ela deve ser praticada, o ato ideal e consciente.

Diariamente aparecem nos jornais e televisão notícias sobre atos contra a ética, envolvendo as empresas, seus gestores e seus funcionários. O curioso é que ao mesmo tempo nos últimos anos aumentou o número de escolas que introduziram cursos de ética em seus currículos. Muitas organizações discutem comportamento ético, elaboram códigos de conduta ou de ética e dão testemunhos dos valores essenciais de suas empresas.

Diversos livros exploram os dilemas éticos enfrentados pelos gestores, os princípios básicos que orientam a tomada de decisões éticas e a necessidade de unir estratégia competitiva e raciocínio ético. Entretanto, ainda parece haver dúvidas sobre quais valores éticos os "líderes" devem seguir e como esses valores podem ser transmitidos a seus funcionários. O que é certo é a necessidade de os gestores serem éticos e dignos de confiança.

Os funcionários esperam que seus patrões ideais sejam honestos, avançados, inspiradores, competentes e apoiadores. Os "líderes" mais admirados têm princípios elevados, valores claros e fortes. Otimistas e esperançosos. Demonstram sua crença no valor próprio dos outros. É essencial haver diálogos contínuos, permanecendo em contato com os seus integrantes, desenvolvendo a capacidade dos demais, mantendo a esperança dos funcionários.

Os gestores muitas vezes enfrentam uma série de situações que os força escolher, em um conflito, entre o que é certo e o que é certo. Nesses momentos eles precisam traduzir seus valores mais íntimos e unir oportunidade e com imaginação e ousadia para implementar ações certas.

O Essencial a qualquer profissional seja ele empregado ou empregador é considerar que a Ética é importante forma a regular a conduta moral e profissional e inspira o exercício das atividades profissionais, e que é matéria de alta relevância para o exercício profissional. E, finalmente, a necessidade de Ética reflete o novo papel dos profissionais no processo de desenvolvimento do País e da sociedade onde atuamos.

Cleverson
Enviado por Cleverson em 03/08/2006
Código do texto: T208284