TANGERINI NÃO TEM MEDO DE CARETA 2

TANGERINI NÃO TEM MEDO DE CARETA 2

Nelson Marzullo Tangerini

A revista Careta tentaria argumentar, ainda, de forma irônica, que o poeta e gramático poderia estar errado em suas argumentações. E a peleja entre Nestor Tangerini e a revista continuaria, nas páginas da revista Vida Nova [págs. 18 e 19], para terminar com a vitória do gramático por 3 x 0:

“RESPOSTAS

GAVETA DE CARTAS

“Careta, 12 de junho de 1943”

Tangerini – O assunto é da “Gramática a verejo”, à qual passamos a sua carta – “Escalpelo”.

GRAMÁTICA A VAREJO

“Careta, 26 de junho de 1943”.

(Depois de transcrever a carta até “Laudelino Freire”.

“Damos ao autor destas linhas parabéns por ter tratado com serenidade de uma questão filológica, o que nem sempre sucede, e temos o prazer de fazer que não estamos de todo em desacordo. Pela sua própria exposição se vê que, no caso, o que prevalece é a harmonia da expressão, aliada ao bom censo; desse casal é que nasce a regra de gramática.

Firmemo-nos nisto: se a coisa tiver plural, este deverá, mas nem sempre, ser preferido nas expressões que indicam medida: um quilo de feijão, porque feijoões tem outro sentido: “vou comer amanhã os seus feijões”; “todos os feijões são nutritivos”. Ao contrário: “um quilo de tomates” – porque para se chegar a esse peso não basta um, salvo se for fenomenal. Uma resma de papel – porque aí o artigo é tomado em sentido geral; mas – uma pilha de papeis forenses, porque aí há individuações. Um litro de leite; uma dúzia de coalhadas.

E preferimos sempre uma dúzia de bons gramáticos, como o nosso missivista, a um só gramático das dúzias”.

Glotófilo.”

Na próxima crônica, assistiremos ao final do “match”; e concluiremos que Nestor Tangerini não tinha medo de Careta – melhor, das caretas que pululam na imprensa brasileira.

Nelson Marzullo Tangerini, 54 anos, é escritor, jornalista, fotógrafo, poeta, compositor e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], e da ABI, Associação Brasileira de Imprensa.

nmtangerini@gmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br

http://caricaturasnestortangerini.blogspot.com/

http://cafeparisniteroirj.blogspot.com/

http://nelsonmarzullotangerini.blogspot.com/

http://narzullo-tangerini.blogspot.com/

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 17/02/2010
Código do texto: T2091531