Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Sê (O Trabalho)



O trabalho dignifica o homem! E a mulher também.

Trabalhar faz bem. Faz bem pro bolso, pra saúde – física e mental. Sem contar que em mentes ocupadas, dificilmente entrarão pensamentos malévolos.

Eu trabalho desde os 15 anos com carteira assinada. Tenho 43 anos, portanto em dois anos completarei 30 anos de trabalho. Aos 48 anos se Deus e os políticos brasileiros assim o permitirem, irei me aposentar.

Vou parar de trabalhar? Jamais. Em realidade, além do meu trabalho normal, de segunda a sexta-feira, cuido da minha casa, e tenho um pequenino comércio artesanal. Ou seja, quando não estou com minha família, meus amigos, na diversão e na farra, estou trabalhando. Ou escrevendo, o que não deixa de ser um trabalho – pelo menos um exercício mental.

Acho que a vida deve ser dividida desta maneira: lazer e trabalho. Nada mais além disso. Nada de ruminações ou elocubrações sobre o que seria tal coisa, tal pessoa, etc. etc. Deixemos isto para os infelizes e pobres de espírito.

Então, trabalhe, progrida, faça seus amigos, tenha sua família, e nos espaços livres, se não tiver mais nada de interessante para fazer, durma! Pois dormir evita rugas. E se dormir não for suficiente, coma – coma muito chocolate, molho branco e bândinjâna, e engorde, fique enorme, e seja feliz. E se mesmo assim ainda sobrar tempo, bata papo na internet, arranje amigos virtuais, faça algo de útil. E seja feliz!

E se por acaso, em algum momento, alguém te confundir, distorcer tuas palavras, te julgar de maneira errônea, seja humilde, deixe de lado e siga adiante. Jamais seja altaneiro, nunca anjo vingador. Pense que a maior ignorância está sempre em ignorar os próprios sentimentos, e tratar ignóbeis criaturas com o mesmo fardo de ignorância que elas já carregam, e lembre-se:

“Sempre em frente que atrás vem gente!”
Fátima Batista
Enviado por Fátima Batista em 07/08/2006
Reeditado em 01/12/2007
Código do texto: T211188
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Fátima Batista
Santo André - São Paulo - Brasil, 56 anos
1436 textos (75474 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 13/11/19 04:10)
Fátima Batista