Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Tartufo


Quem sabe o que é Tartufo?
Depende do ponto de vista. Tanto pode ser uma iguaria – sorvete de creme, sorvete de chocolate e chocolate em pó, como pode ser a célebre peça Tartufo, escrita pelo dramaturgo francês Moliére, na qual ele critia o clero da época.

Bem, tudo depende do ponto de vista. Ou em outras palavras, da ótica, do prisma, enfim, de como se olha os fatos.

Se Tartufo pode ser uma fina iguaria ou uma peça de teatro, continuamente encenada nos teatros brasileiros, poetas podem ser simplesmente poetas, pretensos poetas, ou vítimas de amores não correspondidos.

Prefiro ficar na condição de “pretensa poetisa”, afinal, não sou poeta. Sou uma amadora que joga com as palavras, cria histórias, inventa histórias, remodela histórias, conta histórias, e faz das histórias novas histórias. Senta, ouve, lê, observa e depois escreve.

Uma coisa que ninguém sabe ou se nega a saber, é que para um escritor, ou pretenso escritor, o importante é ser lido. Entendido? De preferência, sim. Polêmico? Também. Se você não gera polêmica, significa que a sua escrita não tem significados. E os significados, ocultos ou não, são os propulsores de novas escritas.

Veja o caso de Moliére – não pensem que me atrevo sequer a chegar aos pés dele, mas vamos usar o seu exemplo. Não era bem quisto, sofreu críticas, criticou, e até hoje seus escritos são encenados e lidos, e discutidos nas grandes universidades, etc, etc, etc. E quem garante que hoje ele seria lembrado se não fosse polêmico?

Bem, sejamos sinceros. Se agradarmos a todos, seja em que área da vida estivermos, seremos tremendamente chatos e, depois de algum tempo, completamente esquecidos. Então, o grande desafio está em conseguir atingir os diversos níveis de preferências de leitores – causando agrado e desagrado, mas sempre e sempre, sendo lido.
Fátima Batista
Enviado por Fátima Batista em 09/08/2006
Reeditado em 01/12/2007
Código do texto: T212450
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Fátima Batista
Santo André - São Paulo - Brasil, 58 anos
1461 textos (77146 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/04/21 00:01)
Fátima Batista

Site do Escritor