PRESERVADAS PELO TEMPO.... (BVIW)

A toalha de rosto azul clara, com meu nome bordado em ponto cruz descansa no suporte metálico aguardando tranquila à hora de ser usada, destacando-se na parede do banheiro decorada por antigos azulejos de tons degradê laranja e marrom com desenho de flores.

Ganhei o presente de uma colega de classe que se chamava Maria da Penha e estudou no Curso Pré-Vestibular Expoente, em 1996. Havia estudantes de várias cidades de Curitiba, e também de alguns Estados do Brasil. Durante o intervalo conversávamos sobre as envolventes e interessantes aulas de Literatura, nossas dificuldades com a matemática e os planos para o futuro...

Penha veio do Rio de Janeiro, tinha uma personalidade marcante, uma alegria que ela transmitia com seus olhos azuis, sorrisos e seu agradável sotaque.

Fico emocionada quando olho a toalha que ela me presenteou, lembro das aulas, dos excelentes professores, da dedicação dos alunos e, principalmente da Penha. Mudei de telefone e endereço, perdemos o contato.

Cuido com carinho da toalha, só uso detergente neutro para lavá-la, para não danificar o tecido. Escondo-a do sol para secá-la, e assim, não desbotar a flor lilás que enfeita o bordado. Deste modo mantenho vivas e preservadas pelo tempo as lembranças da querida amiga...