TIO TOTOINHO

Assim que comecei a frequentar a família do meu marido, Jorge, fui me afeiçoando aos seus parentes. Moça da cidade, achava tudo interessante e novo naquele pessoal tão de bem com a vida e que por qualquer coisa organizava uma festa. Entrávamos e saíamos a semana, o mês e o ano em clima de alegria. Tudo com muito romantismo e comes e bebes.

Foi assim, nesse ambiente acolhedor, que entendi de chamar a todos de tios: Manezinho, José, Raimundo, Totoinho; Lucília, Esther, Núbia e assim por diante. Abraços e beijos para todo lado. Todos eram queridos, pais, tios, cunhados, primos de longe e primos de perto.

Durante as festividades que costumavam não ter hora para terminar, todo mundo dançava com todo mundo. Os homens ficavam reunidos de um lado e as mulheres de outro, mas cada marido que se fazia de distraído, ficava mesmo era disfarçadamente fiscalizando se algum engraçadinho de fora se atrevia a olhar para o que de direito, de fato e de igreja lhes pertencia.

Esse negócio de homem de um lado e mulher de outro nunca fez minha preferência. Sempre gostei mais de ficar com os homens, desde os tempos de colegial. Por conta desse meu gosto fui comentada pela parentela do marido. De qualquer forma, cada um sabe quem tem. Fofocavam, porém bem às escondidas porque Jorge sempre me deixou livre e, se caísse na bobagem de não permitir, o prejuízo seria só dele. E assim reinava a mulher de Jorge, um ser estranho entre aquelas mulheres voltadas para os afazeres de dona de casa. Eu era uma saliente professora que viajava e conversava com quem bem entendesse e desejasse. E que até hoje execra o fogão.

As mulheres da família não me viam com bons olhos, mas os homens sim. E eu era a flor querida daquele monte de tios. Tudo isto acontecia da maneira mais simples e sem maldades maiores. Só que a banda feminina ficava um tanto triste. De qualquer maneira nos relacionávamos com muito carinho. Cada uma com o que o destino lhe reservou.

Sempre em harmonia e boa paz convivi no lado masculino trocando algumas ideias pela madrugada lavada de lua e cerveja. Eu preferia o vinho, caipiríssimas e outros drinks. Bebia, me danava a sorrir inteiramente à vontade no grupo do sexo forte. O sogro no meio, a sogra na condução da família. As crianças correndo e brincando. Depois dormiam e a farra aí era que melhorava com cantorias de canções apaixonadas. Tinha violão e cavaquinho e eu, já pra lá de alegre, me metia a declamar poemas esquecendo-me dos versos pela estrada.

Nesse ambiente se destacavam algumas figuras, a exemplo de um falecido cunhado, um charmoso boêmio que fez da vida a festa das festas até ir embora do salão ainda um homem jovem. Outro era o famoso Tio Totoinho, aquele sem o qual os eventos perdiam a graça. O preferido, o bom, a estrela de maior brilho. Adorava a boemia e bebia e bebia.

Totoinho, um homem de estatura quase média, mas de um rosto expressivo onde chamavam a atenção uma boca bem desenhada e olhos esverdeados e brilhantes. Voz marcante, gentil, um apreciador das belezas que a vida oferece. Era um dos que eu mais gostava. Totoinho pra lá, Totoinho pra cá. O charme desse homem era tanto que algumas vezes chegou a me incomodar porque quando chegava de visita à família, eu passava praticamente a ser uma mulher solteira. Emendados, agarrados o tio e o sobrinho predileto, o mundo poderia se acabar, nada os separava. Nem por isto deixei de gostar do Tio Totoinho. Por outro lado, ao chegar em casa, Jorge pagava o pato em confusões maiores do que as formadas em estádios de futebol em dia de decisão de campeonato.

Hoje (26 de março) recebi a notícia, de São José dos Campos/ SP, de que havia falecido o carismático tio. Dei nele o beijo de adeus e a palavra de brincadeira final, via Internet, pois seu velório está sendo realizado numa instituição que oferece este intrigante e moderno serviço, o VELÓRIO VIRTUAL.

Adeus, Tio Totoinho. Ele vai feliz, eu sei, porque sempre fez o que lhe apeteceu.