Expectativas

Tere Penhabe

A nossa vida, tem como essência, as expectativas.

Esperamos muito mais do que seria o ideal.

Realizamos muito menos do que esperamos e gostaríamos.

Mas é preciso não desistir delas nunca! As expectativas...

São elas que dão vibração e alegria à nossa vida, são elas também que nos impulsionam a buscar novos caminhos, novas inspirações, novas metas.

Desde a mais tenra idade, eu esperei, com a mãozinha no coração, cantando o hino nacional, ver o meu país, tão gigante e poderoso, ocupando um espaço de destaque no mundo.

Eu ouvia todos dizerem: "O Brasil é o país do futuro!" E acreditava piamente... ainda acredito, porém... onde mora o futuro, alguém me diz? Porque ele não chega logo?...

Quem sabe está ferido em alguma beira de estrada... quem sabe precisa de ajuda...

Outras expectativas povoaram minha alma e coração.

A paz mundial foi uma delas... vendo o sangue de inocentes correndo a céu aberto, enquanto homens de terno bradavam em suas tribunas, pela paz!

Entender, eu não entendia, mas esperei por ela... dia após dia... noite após noite... amanheceu tantas vezes que já perco a conta, e a paz não chega...

Ensinaram-me, não sem alguma dose de esforço, que as minhas ações deveriam ser permeadas sempre no respeito e amor ao próximo. Demorou para eu entender direito, mas aprendi e tive a expectativa, às vezes vã, de que todos me respeitariam como eu os respeitaria também.

Era uma expectativa tão boa de se ter... somos todos iguais!

Descobri, ao longo da vida, sem muito esforço, que não somos assim tão iguais. Que tudo é relativo e subordinado à outros valores discutíveis, mas que sempre estão presentes: o poder, o dinheiro, a prepotência, a má fé...

Mas recuso-me a perder essa expectativa, que é das mais ricas que me deram.

E se elas se concretizassem, nenhuma outra estaria correndo risco de morrer... amor e respeito entre os humanos!

Parece tão fácil... mas não é!

Santos, 26.06.2006_12:12 hs