EM DEFESA DE EVA (E DE TODAS AS OUTRAS MULHERES)

O primeiro homem, o Adão, era machista e prepotente. E a primeira briga de casal aconteceu também (e justamente) com o primeiro casal, Adão e Eva, lá no jardim do Éden. Depois que Deus sentiu falta de uma maçã* na árvore do conhecimento que era bom e do que era mau, Ele, o Todo Poderoso, que era o dono da árvore foi tirar satisfações de Adão, o provável líder do motim. Não era pra comer da fruta, toda a população humana da época, formada por dois míseros indivíduos, sabia disso. Mas Eva foi lá e comeu. Eva também protagonizou o primeiro caso de mulher seduzida por uma cobra. (Mulheres, tenham calma. Não falarei disso neste texto.)

Adão, quando indagado sobre o desaparecimento da fruta, disse a Deus: “A culpa foi da mulher que você me deu como esposa.” Pobre Adão, teve a petulância de colocar a culpa em Deus. Afinal, segundo Adão, Deus havia fabricado uma mulher com defeito. Adão foi o primeiro orgulhoso da história humana, aliás, história que já começou cheia de diz que me disse. Quase consigo ouvi-lo dizer: ‘Você mandou pra cá uma mulher desobediente. Manda outra, manda outra, manda outra, carambolas!’, eximindo-se de toda a culpa. Adão não sabia que o destino de toda mulher é ser independente. Se soubesse, teria agido com mais inteligência.

Na minha opinião, Eva não teve culpa quase nenhuma na jogada, afinal Lúcifer, o capeta em pessoa (aliás em pessoa não, em cobra!!) tinha milhões de anos de sabedoria acumulados. Eva era muito imatura e bobinha. Não tinha os recursos da mulher moderna. Não podia se aconselhar com sua depiladora, confabular com as amigas no banheiro ou ler algum livro da Marta Medeiros antes de se decidir. Não se esqueça que o diabo nada mais é do que um anjo que ficou de saco cheio de obedecer às ordens do chefe. Ele queria era bagunçar geral. Até hoje ele consegue. E como consegue!

Depois da mordida na maçã, depois da pisada na bola de Adão e enquanto o capeta rolava de rir com sua diabrura (literalmente falando), Deus, em tom solene decretou que eles seriam expulsos do paraíso e que a vida seria essa merda que é hoje em dia.

Se eu fosse o Adão, teria dito: “Oh, Deus... realmente eu pisei na bola e não cuidei da mulher que tu me deste para cuidar, perdoe-a por favor. Ela não sabe o que fazer! Ainda mais na frente de uma cobra.”

O diabo sim, esse foi esperto. Nem perdeu tempo tentando seduzir Adão, afinal homem (e o diabo sabia disso) tem alergia à cobra. Pelo menos naquela época.

*ninguém sabe se era realmente uma maçã, mas façamos de conta que era, afinal, se fosse uma melancia por exemplo, seria muito mais complicado para Eva dar uma mordida.

Martins Filho
Enviado por Martins Filho em 03/06/2005
Código do texto: T21848