AS RECLAMADEIRAS

Num retiro espiritual, duas irmãs estavam conversando depois do almoço.

- Nega, que comida ruim! Nossa! Que gororoba!

- É mesmo, Marlene. Pensei que, hoje, fosse comer uma comida gostosa.

- Viu só a galinha? Hor-rí-vel! Duuuuura! Está sem tempero nenhum!

- Mas a taxa que pagamos é para construir o asilo. Não podemos reclamar.

- Podemos, sim! Deviam caprichar mais! Estão pensando que a gente é o quê?

Nesse momento, aproximou-se uma senhora com o braço engessado.

- Ei gente! Estou encantada com o retiro! Este lugar é lindíssimo! Os ensinamentos do pastor são muito profundos e a comida deliciosa!

- É a primeira vez que você participa de um retiro? - perguntou Marlene.

- É sim e se soubesse que era esta maravilha teria trazido os meus filhos.

- Eu trouxe o meu. É aquele lá, de camiseta vermelha.

- O Wagner? Já bati um papo com ele. É um garoto bom e educado.

- Quer para você? Eu te dou de papel passado. Ele é levado da breca.

- Eu levo, mesmo. Já tenho dois adotivos. São os filhos do meu coração.

- O que foi isso no seu braço? Acidente de carro? - perguntou Nega.

- É. Caímos numa ribanceira e meu marido morreu na hora. Graças a Deus, os meninos nada sofreram. Eu só quebrei o braço em três lugares.

- Mãe, posso pescar? A lagoa é legal pra caramba! - pediu Wagner.

- Pode, mas tenha muito cuidado.

- Gente, ele me lembrou o Tatão, o meu filho mais velho. Ele não quis ver o meu marido morto e ficou muito triste, só chorando. Então, eu lhe disse que o seu pai foi morar no céu, com Jesus, e ele se conformou.

Outro dia ele me perguntou:

- Mãe, será que o papai já acordou e já comeu os dois pães de sal dele?

- Que nada, filho! Seu pai era muito preguiçoso e ainda deve estar dormindo.

- E o seu filho menor?

- Aquele lá, muito esperto, foi logo dizendo:

- Larga de ser bobo, cara! Onde já se viu defunto comer pão!

Ontem amanheceu chovendo muito e o Tatão me perguntou:

- Mãe, é Jesus que está jogando esta água, toda, lá do céu?

- É sim.

- Será que o papai está ajudando Ele?

- Deve estar.

- A senhora avisou a Jesus que o papai sofre do coração e não pode pegar peso?

-Triiiiiiiiii...

A campainha soou chamando todos para o próximo ensino.

E a Nega cochichou com a sua irmã:

- Viu só o recado que o Senhor Deus nos mandou?

Anna Célia Dias Curtinhas