PEQUENA SORRISO

O dia amanhece e aqui estou escrevendo mais um texto para a sua leitura e apreciação.

Há quase dois meses levei um grande susto ao ver um derrame no meu olho. Ao pesquisar o motivo, soube que a minha pressão que era sempre muito baixa (9x6) tinha tido uma elevação brusca para (19X7), ocasionando tal fato.

O motivo ainda em pesquisa, me fez mais uma vez repensar no valor da vida, da minha preciosa vida para Deus e minha missão aqui na Terra.

Há alguns anos desenvolvi projetos em hospitais, orfanatos e asilos.

Ainda juvenil, era conhecida numa praça em Vila Isabel-RJ, como a "menina das historinhas", pois uma vez por mês contava histórias na praça para um público que ia de crianças até idosos.

As histórias em flanelógrafo ou slides traziam mensagem de vida e conforto aos ouvintes, mas depois me ausentei desse trabalho.

Sempre digo para as pessoas que eu não acredito num Deus de igreja e portas fechadas, pois Jesus era o maior andarilho e quando temos algo bom, precisamos dividir e não sermos tão egoístas.

Amor não se fala, mas demonstra e vive. Concorda?

Ontem, ao passar perto de um letreiro e ler o endereço de uma casa de repouso, não me contive e fui até o local visitar.

Uma jovem me atendeu e ficou surpresa com a minha visita, pois disse que sentia o desejo de ser útil ao meu redor e gostaria de conhecer o trabalho deles.

Ela foi falando e mostrando a casa de repouso, onde quase 30 velhinhos estavam sentados calados e mesmo aparentando cuidados, tinham um olhar vazio.

A maioria com Alzeimer e derrame, vive de um passado e sem comprometimento com o real.

Muito simpática a jovem que me conduzia e dava alguma referência dos internos.

Veio ao meu encontro uma senhora, tida como vaidosa, e ao ser elogiada por mim, logo perguntou se gostava de pinturas e riu afirmando que eu gostava. Lindo rostinho cor de rosa!

Uma outra senhora portuguesa, bravinha, até me aceitou ao saber que sou filha de português e porque até sei a forma de falar com os idosos de Portugal por sua forma conservadora.

Pelo caminho, vi o único rapaz, excepcional, e segundo a jovem é muito prestativo e colaborador.

Numa cama, uma senhora adoentada e com um doce olhar, me fez acariciar seus cabelos.

Uma velhinha sapeca, uma gracinha!! E que me convidou pra um café, mas disse que café bom é o da nossa casa. Tive que rir, pois eu adoro café e o seu jeito de bem com a vida foi gratificante ver. Segundo a pessoa, ela só recorda de sua casa e acha que está viajando.

O que me chamou atenção foi um senhor advogado ainda novo, com sessenta e poucos anos, que teve um surto e esqueceu tudo. Ele falava coisas sem nexo aparente e com a antiga postura de um advogado. Segundo, a moça ele não tem filhos e os irmãos o internaram ali. Ele não recebe visitas, só o pagamento é depositado. Refleti muito nesse momento sobre a nossa caminhada e valores.

Lá no final de um quarto, uma pessoa lúcida, com um derrame e uma mancha na perna enorme. Tida com a agenda da casa, pois tem uma excelente memória.

Quando me viu, deu um sorriso e disse o seu maior desejo: Gostaria de andar, ficar boa para ajudar as pessoas da casa. Pediu isso com tanto desejo, que ajoelhei e pedi um milagre de Deus pra sua vida. Falei sobre o propósito de Deus em nossas vidas e que se fosse esse o propósito, ela andaria novamente.

Não foi uma fala sem sentido, mas falei porque lembrei do meu tio Olênio e o estado em que ele ficou acometido de um derrame e comprometimento do fígado, algo que mobilizou a família e os médicos.

Cada avanço era algo de agradecimento e o esforço de meu tio para vencer os obstáculos dá até um livro de incentivo aos que precisam vencer.

Como nada acontece por acaso, há 15 dias tirei essa foto com ele em minha visita em Minas. Deus teve um projeto na vida de meu tio e hoje mesmo com alguma dificuldade, anda, dirige e continua sorrindo pra vida.

Só podemos crer no que conhecemos e vivenciamos. Conheço um Deus vivo e de milagres em minha vida. E você?

Bem, amigos o motivo desse escrito é mostrar que vivemos tão egoístas em nosso mundinho feliz e reclamando tanto, que precisamos repensar sobre cada amanhecer.

Certo dia um amigo me deu o apelido de "pequena sorriso" pois disse que mesmo passando por dificuldades sempre estava sorrindo.

Que tal iniciar o seu dia agradecendo e sorrindo?!

Um dia abençoado para todos!

(autora Eliane Gonçalves***)