O NAMORADO IMPERFEITO

O NAMORADO IMPERFEITO

Maria Teoro Ângelo

No começo era assim: Toda a minha vida eu esperei uma mulher para amar ternamente e ficar com ela. Então eu a conheci e você resume todas as qualidades que eu sonhava encontrar em uma só pessoa e o amor que eu sinto está fortemente vivo em minha mente e em meu coração. Eu prometo lapidar os pontos do meu jeito de ser que por acaso a desapontam. Eu mudarei, não posso desapontá-la. Se você não me quiser, eu juro que nada do que eu possa encontrar no futuro será tão intenso, tão pleno e tão definitivo como o que e sinto agora. A possibilidade de me casar com você me enche de felicidade. Você é única e sempre será. Estaremos sempre juntos para toda a eternidade.

Diante de tanta certeza, como não aceitar essas intenções tão sinceras. E ela aceitou.O casamento transcorria como um mar de rosas e cada vez mais ela tinha a certeza da escolha certa que fizera. Os anos foram passando e a paixão deu lugar a uma alegria de estarem juntos, de viajarem, de se unirem nas alegrias e tristezas. Ela era invejada pela segurança que sentia com relação àquele amor. Dedicava-se ao casamento com tanta força no sentir, que era impossível ele não fazer o mesmo.

No meio era assim: Um dia ele pediu para que ela não o chamasse pelo celular, que ficaria desligado por economia. Muitas vezes ia viajar alegando renovação de documentos. Ia para o trabalho como quem vai para o paraíso. Como era trabalhador!

Mas nunca tinha dinheiro suficiente e ela passou a manter a casa. Realmente os salários atrasam e ele se esforça tanto!

Terminou assim: Por acaso encontrou as fotos de uma viagem que ele fizera sem ela. Em seu lugar havia uma moça, a outra. As poses provocantes e por trás das lentes ela podia sentir o olhar enamorado que um dia tinha sido exclusivamente seu. Procurou mais e achou as poesias, as cartas de amor, os apelidos ridículos que a paixão permite. Para a outra. E o discurso renascia assim: Achei a mulher da minha vida. Esse amor que sinto só pode ser de outras vidas e é você que me faz sentir vivo quando acordo e é a última pessoa em quem penso antes de adormecer. É para que você nunca se preocupe com dinheiro que eu trabalho tanto. E a outra aceitando sem resistência, dando corda, incentivando. E ele se sentindo um garotão ainda capaz de conquistar mesmo que fosse uma mulher carente. Com esse tipo ele teria mais chance.

O epílogo foi assim: A outra, a tal separada e carente já tinha vivido as fases aqui expostas. Pensou bem e não aceitou nada mais sério. Estava vingada ao explorar o velhote indecente. E reafirmou para si mesma: Os homens são todos iguais. E a mulher traída , enquanto viver, vai se sentir a criatura mais humilhada e infeliz que já houve sobre a terra.

Se a leitora ainda acreditar no amor para sempre, vá em frente. Milagres acontecem. 24/05/2010