Quando decorar é preciso... (BVIW)

Decorar de uma forma ou de outra faz parte do cotidiano... Durante vários períodos da minha vida escolar foi necessário saber de cor a tabuada, verbos da Língua Portuguesa e Inglesa, fórmulas, tabelas, datas...

Lembro-me que no Ensino Médio, numa prova de Geografia tínhamos que desenhar à mão livre o mapa do Brasil, e escrever o nome dos Estados e suas capitais. Depois de algumas tentativas, e mapas esquisitos o resultado ficou bom e surpreendente, consegui fazer o mapa completo.

Nas aulas de Química decorava frases curiosas, para lembrar as principais famílias da Tabela Periódica, até hoje recordo as sete frases, entre elas, “Bela Minas Gerais Casa do Sr Barão e Rainha”, respectivamente: Be, Mg, Ca, Sr, Ba e Ra, da família 2 A (metais alcalino terrosos). As frases foram úteis e facilitaram memorizar também as propriedades dos elementos. Ainda lembro o nome do excelente professor: Ambrósio.

Com o tempo foi decorando número de documentos, telefones, senhas de banco, de Sites, do Orkut, da faculdade e e-mails. De vez enquanto troco, ou esqueço algum número, ou letra e recorro à indispensável e “mágica” agenda impressa, decorada com florzinhas coloridas na capa rosa. Também gosto de decorar a data de aniversário da família e amigos.

Depois que decorou é difícil esquecer ou “apagar”... Principalmente, coisas do coração... Como não lembrar a data de aniversário dele, sua cor preferida, o nome do seu perfume? Ou ainda, de ler as previsões do signo dele no jornal? O aroma inofensivo do café, recém colocado na xícara pode reviver lembranças decoradas com emoção e saudade...