HOMENS ABANDONADOS

A regra geral é vermos mulheres sendo abandonadas. Os homens abandonam suas mulheres por muitas razões. Abandonam porque encontram outra mais jovem, abandonam porque querem variedade como fator de afirmação, abandonam quando a mulher fica doente, tem um filho com problemas, a situação financeira foi para o vermelho. Abandonam quando são pressionados por outra, avulsa e em desespero de causa, cheia de lábia e de submissão ou liderança para satisfazer-lhes a vontade. Abandonam por dinheiro porque, mesmo sendo mais velha ou mais feia, a outra é rica e capaz de oferecer vida mansa. Abandonam porque a mulher é portadora da síndrome da limpeza total. Proíbe-os de andar, pisar, sentar, tirar objetos do lugar e convidar os amigos para um churrasquinho. Abandonam porque a mulher não tem assunto, é distante e o casamento ficou sem graça e aí pensam que o grande amor ainda está por vir, uma paixão intensa nem que seja por uma bailarina de salões duvidosos. Abandonam porque conseguiram estudar e a mulher permaneceu na mesma, sem cultura, fazendo-os sentir vergonha dela, mesmo que ela tenha se anulado para dar a vez a eles.Abandonam porque ficaram ricos e precisam de uma loirinha ambiciosa e de corpo escultural para passear com eles no iate recém adquirido.Abandonam porque precisam urgentemente ganhar todas para atenderem ao seu papel de reprodutores. Abandonam por todos os motivos e de todos os modos. Às vezes nem saem de casa, às vezes somem no mundo, mas abandonam de toda forma. Mas o inverso da regra está sendo visto cada vez mais. Os homens estão sendo abandonados por suas mulheres. Mesmo à revelia, a contra-gosto, duramente como a regra geral não permitia que acontecesse. As mulheres com salário e carreira profissional ou mesmo sem nada estão tendo a coragem, apesar das pressões, de romper seus casamentos. A cada caso diminui a pressão e aumenta a coragem porque a regra se abre às exceções. As mulheres abandonam seus maridos bêbados e agressivos, os desocupados, os ciumentos. Abandonam porque ficaram famosas ou bem sucedidas, cresceram na profissão ou inventaram outra e começam a achar seus maridos indignos de sua admiração. Abandonam porque acham que o príncipe encantado vai aparecer: um milionário, determinado, vitorioso, que as leve pela mão para juntos subirem rumo ao sucesso e à felicidade. Abandonam porque encontram um mais novo, mais burrinho e mais pobre, interessadíssimo no salário dela, mas que não vive lendo jornal, vendo televisão e morrendo de sono. Abandonam por todos os motivos, saem de casa, levam os filhos, não levam os filhos, permanecem em casa para saborearem o gosto da vingança e transformam muitas vezes o marido imperfeito num refém para sempre, arrastando-se por elas, implorando o perdão. Sem julgamentos, sem enquadrar cada um no certo ou errado, no justo ou injusto, sem divisão estanque de partidários do bem e do mal, sem preconceitos e com bastante realismo e objetividade, não é assim que acontece?

Maria Teoro Ângelo