AUTOR OU PERSONAGEM

Recebi um telefonema que tocou meu ponto fraco. Não apenas o meu, mas de quase 100 % das pessoas. Faz uns dois anos. Foste escolhido o colunista mais lembrado da cidade. Fiquei entusiasmado. A vaidade humana é coisa nata. O senhor será entrevistado pelo jornal “x”, aparecerá na televisão e receberá um diploma e troféu.

Fui às nuvens. Enfim teria a cidade aos meus pés, meu nome imortalizado numa rua. A glória. Ah, a voz doce e suavemente feminina me dizia também que eu apareceria numa determinada coluna social e numa revista. Tudo o que eu sempre sonhei.

O diploma e o troféu lhe serão entregues numa festa no clube “y” onde terá um jantar de homenagem. Quando será a festa e qual o traje? Perguntei com toda minha vaidade à flor da pele. Bom, só tem um porém - disse a voz ao telefone sem dar resposta ao que havia perguntado -, o senhor terá que fazer um investimento de R$ 2.000,00 para cobrir parte da festa e a pesquisa feita. Além disso, temos 30 convites para seus convidados a R$ 100,00 cada um.

Caí na real. Eu era muito pobre, adeus sonho de ascensão social. Disse “não, obrigado” e deixei a moça desapontada. Algumas semanas depois, em matéria paga nos jornais da cidade, outro colunista apareceu como o mais lembrado na pesquisa. E eu estou aqui sem diploma, sem troféu, sem nenhuma esperança de ser nome de rua.

Se você não faz nada na vida para marcar sua existência no mundo, se apenas é lembrado em colunas sociais e, principalmente, se você tem dinheiro, prossiga a leitura deste texto. Gratuitamente. Seu nome, tal e qual, pode estar como personagem em livro de algum autor famoso. Se o autor é famoso e conhecido, por conseguinte, seu nome no livro também o será. Você poderá ser um travesti, uma prostituta, um político, ou um psicopata. Depende do “quantum” que dispõe. A oportunidade é única e o prazo é exíguo.

Dia 07 de setembro, feriado no Brasil, num leilão online no Ebay (www.ebay.com), estarão a venda os nomes de personagens de obras de vários autores americanos. Entre eles está o novelista Carl Hiaasen e o ganhador do Pulitzer Edward P. Jones. Os lances podem ser dados pela internet e qualquer pode participar. O valor arrecadado será destinado ao “First Amendent Project” (www.thefirstamendment.org), organização para promover a liberdade de expressão.

Linda-gail Case, entrevistada pela agência AP, e que já teve seu nome emprestado a uma garçonete de um livro de Nora Roberts, pagou 6.800 dólares no leilão e afirma ter sido o melhor investimento de sua vida.

Como eu disse, minha informação é gratuita. Se você não tem nenhuma outra possibilidade de deixar suas marcas no mundo, e tem dinheiro, eis sua chance imperdível.

Tranqüilize-se. Não concorrerei com você. Motivo um, não tenho dinheiro nem para uma notinha em coluna social. O outro - talvez o mais hipócrita e irrelevante - sou do tipo idealista que sonha ser autor de sua própria história. Personagem, mesmo em um romance de escritor famoso, é coisinha muito pouca para alguém tão especial, inteligente, imaginativo, criativo e modesto como eu.

Pablo Morenno
Enviado por Pablo Morenno em 31/08/2006
Reeditado em 31/08/2006
Código do texto: T229823