E O MUNDO NÃO ACABOU?

O MUNDO NÃO ACABOU?

Maria Teoro Ângelo

A sensação de perplexidade da mãe que perdera a filha está retratada neste verso: “Mas o mundo não acabou?¹ È essa mesma dor que sente a mãe que, recentemente, teve sua filha arrancada de seu convívio. Não bastasse a dor, ainda teve um elemento adicional na tragédia, a angústia da espera.

Num exercício macabro de tortura, a notícia chegou aos poucos. A garota não voltara para casa. Depois vieram os indícios que prenunciavam um trágico final e por último, o desfecho tão temido, mas esperado. A moça estava morta.

A dor de perder um filho é tão grande, que não cabe no coração de quem o perde. Instala-se um pouco em cada um de nós. Senti na voz de quem me trazia notícias um tom baixo, quase um sussurro como se com isso não despertasse as forças do mal e que pudesse trazer de volta, viva, a menina desaparecida.

O filho que parte antes dos pais, o jovem que vai antes do velho, o sadio que parte antes do enfermo contrariam a lógica natural da vida e isto é um mais elemento agregado à dor que, por si só, já é tão colossal. . Quando mãos assassinas se encarregam de fazer um destino, a revolta se torna o elemento insuportável. Deveríamos estar preparados para a morte, que é líquida e certa, mas nunca estaremos preparados para vê--la cair sobre nós ou sobre os nossos seja de que forma for. O assassinato da moça, que poderia ser a nossa filha, se revestiu de tais elementos extras e sacudiu o país de maneira única.

“ Viver é perigoso.” ² É perigoso do ponto de vista da jovem que só queria viver e ser feliz e viu seu trajeto cortado bruscamente por alguém frio e inclemente. È perigoso do ponto de vista dos pais da morta que perderam a filha. É perigoso do ponto de vista do criminoso que não conseguiu ser uma pessoa de bem. É perigoso do ponto de vista de todos nós, vítimas potenciais de algum infortúnio.

Quantas mães passam pela provação de ver seus filhos subindo para o “assento etéreo”³e experimentam “a mágoa sem remédio de perder”³. E os que partiram, “se memória desta vida se consente”³ hão de saber que dessas mães fugiu o brilho do olhar e “cá na terra elas vivem sempre tristes.” ³

As frases e expressões entre aspas são de autoria dos seguintes escritores:

1.Cecília Meireles

2.Guimarães Rosa

3.Camões