HEIN?

Eu tenho um amigo que se chama Norberto. O Norberto é o tipo do cara que dá sempre opinião em tudo. É o típico mala sem alça e sem rodinha. Não é o caso de uma pessoa inteligente ou extremamente culta. Ele é apenas um cara que lê a Superinteressante enquanto espera sua vez no consultório médico. Digamos, um oportunista superficial.

“Se um pedaço do sol do tamanho de uma cabeça de alfinete cair aqui na terra, nada nem ninguém num raio de 140 km vai ficar vivo, você sabia disso?’ – pergunta pra alguma moça bonita numa fila de banco (pode ser na parada do ônibus, no restaurante, na padaria ou em qualquer lugar), e depois conclui triunfantemente: “O sol é energia pura!”.

Numa dessas conversas, em uma loja de roupas, o Norberto tentou impressionar a vendedora com seu papo ‘intelectualóide’ e largou essa:

- Essa camisa é uma beleza, mas devido a taxa de juros e a queda do dólar é muito mais vantagem comprar artigos importados hoje em dia, você não acha? – disse, parafraseando quase literalmente a opinião de um empresário que havia sido entrevistado no jornal do dia anterior.

- É verdade, moço. Mas, no fundo não sei muito bem como isso funciona. Você poderia me explicar como a taxa de juros influi no meu dia a dia? – disse a linda, atrativa e suculenta vendedora.

- Hein?

O Norberto (estranhamente) nunca mais sequer passou em frente àquela loja.

Nunca tente parecer o que você não é.

Martins Filho
Enviado por Martins Filho em 09/06/2005
Reeditado em 09/06/2005
Código do texto: T23306