Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A QUINTA GRANDEZA

                    A QUINTA GRANDEZA
                  Maria Teoro Ângelo


O sol é uma estrela de quinta grandeza. Não sei qual o critério que os astrônomos usam para a classificação, mas o ordinal quinta é simpático. Vejam que a Quinta Avenida é uma das ruas mais famosas do mundo, a Quinta Sinfonia de Beethoven é a mais popular e indo pelos caminhos do número, o Chanel número 5, o perfume mais cobiçado.O quinto dia útil é o mais esperado. Nossos pés e mãos têm cinco dedos. Temos cinco sentidos, cinco sílabas poéticas nos versos em  redondilha menor .   " Meu canto de mor/te. Guerreiros, ouvi./"
O quinto era o imposto de 20% que a coroa portuguesa cobrava das minas de ouro da colônia brasileira. Quando a família real veio para o Brasil, fugindo de Napoleão Bonaparte, chamava esta terra de quinto do inferno pela  falta de conforto que aqui experimentou. A expressão pegou e quinto do inferno, assim ou no plural, designa um lugar ruim e longe. Quinto sozinho também é usado e significa a mesma coisa. Vai para os quintos. Para o inferno. Quando a coisa ou pessoa não presta mesmo então é de quinta categoria. Ela é de quinta. Não vale nada. Quinta-coluna é alguém que trai o país que o abriga. Este termo foi usado durante a Guerra Civil Espanhola. Conta-se que o General Franco foi abordado por alguém que perguntava  sobre a quinta coluna anunciada já que havia apenas quatro marchando para derrubar o governo. Ele respondeu que a quinta coluna era quem já estava em Madri, infiltrado, preparando a invasão.
Quinta-essência é o extrato apurado ao extremo. A quinta- essência da felicidade é o grau mais alto a que se pode chegar. Quinta  significa uma pequena propriedade agrícola, talvez um quinto de alguma medida agrária.Daí veio quintal, uma pequena quinta.
Ainda na família do cinco temos o Quinhentismo, estética literária dos anos quinhentos ou Renascimento, época em que o homem foi considerado o centro do universo e a cultura clássica greco-romana ressurgiu, serviu de modelo e inspirou Shakespeare e Camões entre outros.
Todo funcionário público fica esperando o seu quinquênio, que traz um aumento no salário. Quina  são os cinco escudos que compõem as armas de Portugal.  Todos esperam ganhar na quina e morar num hotel cinco estrelas. As estrelas têm cinco pontas. O Cruzeiro do Sul têm cinco estrelas visíveis.
Numa associação de idéias, uma coisa puxando outra, o que mais poderia ser dito? A continuação do texto  você, meu leitor, fará como lição de casa.


 
 
Lillyangel
Enviado por Lillyangel em 05/07/2010
Código do texto: T2360175
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre a autora
Lillyangel
Ituverava - São Paulo - Brasil
84 textos (10788 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/05/21 23:58)
Lillyangel