Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

IPÊS AMARELOS


                                                   IPÊS AMARELOS
                                                  Maria Teoro Ângelo

    Os ipês amarelos estão floridos. Por onde quer que se ande, para onde quer que se vá, lá estão eles. Imponentes, destacados e muitas vezes solitários, sobreviventes da chacina de seus semelhantes. É que, quando se derruba a mata, até o mais insensível lenhador se abranda diante de espécie tão exuberante.
    Curvo-me diante de qualquer árvore e diante de um ipê florido rendo graças a Deus, autor que é de tamanho bom gosto. As suas flores tão perecíveis, tão passageiras, tão fugazes, tão instantâneas não resistem a um simples toque. Morrem à toa, caem ao mais leve sopro do vento.
    De posse de elementos tão frágeis o ipê constrói o seu poder. Com flores tão pequeninas e indefesas, se torna a rainha das árvores. É admirado, é cortejado, se faz notar. Todos percebem e comentam tanta formosura. Ninguém fica indiferente à sua majestade.
   Assim é a nossa vida. Também construímos a nossa beleza com as pequeninas atitudes de cada dia, com ações tão fáceis de executar: a palavra de carinho, o agradecimento sincero, o sorriso, a mão estendida, a capacidade de saber ouvir, o gesto de carinho, a disponibilidade para servir, o simples fato de estarmos ali.
    O ipê recebe de graça o sol, a terra e a água e transforma num delírio de arte e poesia. Recebemos também, por ordem divina, a essência que nos faz humanos. Nossos dons não nos custam nada e têm um valor infinito para quem deles se valer.
    Plantei um ipê amarelo. Quando floresce, eu fico sorvendo o espetáculo que ele me proporciona. Quero que me sirva de exemplo e não me deixe esquecer de que a felicidade que podemos proporcionar pode ser feita de coisas bem pequeninas e que, tal qual a flor do ipê, só perfuma, embeleza e torna melhor a vida de todos nós.



Lillyangel
Enviado por Lillyangel em 08/08/2010
Código do texto: T2426458
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre a autora
Lillyangel
Ituverava - São Paulo - Brasil
84 textos (10787 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/05/21 02:11)
Lillyangel