PIADA

Vocês já repararam que piada não tem autor, ou melhor, não se conhece o autor (da maioria, pelo menos). Por que será?

Será porque a piada é criada em momento de descontração, numa tirada sem pretensões outras que não seja a de divertir ou gozar alguém?

Não sei? Só sei que qualquer piada, “anônima” ou de autor conhecido, é sempre aperfeiçoada por cada contador. É amoldada a situações não imaginadas pelo autor e tem acrescidas ou suprimidas expressões e/ou particularidades a cada conto, o que a torna, ao final, uma obra coletiva, muitas vezes tão distanciada da forma original, que vira piada nova.

Aliás, dizem que o brasileiro é o povo mais piadista do planeta. Também pudera, com tantos acontecimentos políticos esdrúxulos, se não fizer piada, vai chorar.

Parece piada, mas tem gente que se ocupa de estudar a piada. Estudo sério, de gente séria.

É verdade, li num site (de piadas, claro) – que, entre outros cientistas, Sigmund Freud o chamado “Pai da Psicanálise” foi um dos que se ocupou de estudar as piadas. Pra que, não sei.

Outro que também refletiu sobre piadas foi, pasmem, São Thomas de Aquino. Ele mesmo, o “Doutor e Filósofo da Igreja”, que as defendia como forma de fortalecer o espírito (está lá no mesmo site, que infelizmente esqueci o endereço).

E eu me pergunto: piada é coisa séria? É coisa santa?

Não sei. Só sei que de agora em diante vou dedicar mais tempo a ouvir e contar piadas, pois estarei a um só tempo me divertindo, cuidando da mente e da alma. Amem!

Hegler Horta
Enviado por Hegler Horta em 19/09/2006
Código do texto: T244006