POETA MAIOR

POETA MAIOR

Há doze anos fui convidado pela caríssima amiga Mirim Soprana, dona da então Galeria de Arte e Antiquário, para participar de um Seminário de Arte, organizado por sua galeria. O evento foi realizado no dia 12 de setembro de 1998.

O Seminário de Artes teve como palestrantes Ligia Roussenberg Neves, Gabriela Deri Codina, Denise Barella e LINDOLFO BELL, que naquele encontro cultural proferiu sua última palestra no estilo “Catequese Poética”. Essa modalidade de “catequese” foi criada por esse saudoso poeta catarinense, através da qual levava a todos os recantos das terras catarinenses a sua poesia, quando discorria sobre as modalidades dessa arte em todos os seus sentidos, belezas e afetos.

No transcorrer desse Seminário, Lindolfo Bell bateu na tecla – e o fez com muita força – de que a poesia não pode ficar restrita ao livro das bibliotecas públicas e/ou das estantes domésticas para ser lida. As praças das cidades seria o seu lugar ... e com bastante gente a ouvi-la. Este seria seu palco de honra, onde a melodia inefável da alma do poema seria transmitida às almas e ao intelecto de quantos estivessem atentos e quisessem beber-lhe a harmoniosidade.

Muito se ouviu e discorreu sobre o poeta durante os encontros culturais em que a tônica foi a poesia, mas foram escassos meus momentos de contato direto com Lindolfo Bell. Ao que me lembre, somente dois, em que efetivamente firmamos amizade fraterna e trocamos ideias sobre sua arte.

Tínhamos, pelo menos, uma coisa em comum – verdadeira adoração pela beleza do sexo oposto. Os temas que mais gostava de enaltecer eram a feminilidade e delicadeza das mulheres.

Muito embora se empolgasse, a ponto de ignorar conversas vulgares nos encontros com amigos, quando o assunto era a poesia, era um amigo gentil de refinada educação, que inspirava empatia a quem quer que fosse, com qual grupo ou onde interagisse com sua amizade.

Em meados do fatídico ano de 1998 enviei-lhe os textos datilografados do meu livro de sonetos “Ao Deus Soneto”, solicitando sua leitura e, se fosse de sua vontade e tempo disponível, desse-me a honra de prefaciá-lo. Em novembro daquele mesmo ano devolveu-me o pacote de poemas, acompanhado da carta que a seguir transcrevo.

“Caro Afonso

inicialmente deixo registrada a minha gratidão, por lembrares de mim e confiares.

Devo dizer-te que não tenho mais feito textos de apresentação.

Talvez algum dia retorne à idéia.

Sugiro escreveres para Alcides Buss, competente poeta e presidente da União dos Escritores de S.C.. Lauro Junkes é outra opção, talvez o crítico catarinense vivo mais importante em S.C. Ambos moram em Fpolis, como, provavelmente, sabes.

Desejo sorte e que não esqueças do teu coração e o poema como linguagem e testemunho.

A braços fraternos

5-11-98

Bell”.

Guardo carinhosamente esta carta, como relíquia, junto aos meus alfarrábios mais sagrados, já que foi o derradeiro contato que tive com o saudoso poeta.

Chapecó-SC, 19 de agosto de 2010.

Afonso Martini

Poeta e escritor

Afonso Martini
Enviado por Afonso Martini em 20/08/2010
Código do texto: T2448862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.