O GATO

Todas as manhãs, no telhado de minha casa, vejo um gato tomando o banho de sol. É incrível, mas ele está lá todas as manhãs, no mesmo lugar, olhando para as mesmas coisas, deixado no mesmo lugar.

Tudo o mesmo, como se nada fosse diferente.

Não vê outra coisa a não ser o mesmo cotidiano. As pessoas são as mesmas pessoas, que lutam o tempo todo para seu sucesso e progresso no trabalho, na vida amorosa e na vida social.

O mesmo acontece com o gato. Não sente nada a não ser o prazer de estar no mesmo lugar, todos os dias, nos mesmos horários. Que felicidade? Poder desfrutar dos mesmos prazeres e das mesmas emoções do cotidiano.

Fazer e acontecer. É uma frase que ressoa e vários significados. Tantas são as interpretações de que as pessoas pensam. Pensam a mesma coisa do significado da vida. Pensam a mesma coisa, quando se falam na morte. Pensam a mesma coisa quando se discutem religião, política e futebol.

Sim, são os mesmos assuntos do cotidiano, principalmente quando as mesmas pessoas estão nos mesmos lugares e nas mesmas horas.

Então, o gato não está certo, porque procurou o mesmo lugar para realizar as mesmas coisas que ele sabe fazer: observar tudo ao seu redor.

O homem, por sua vez, sempre está observando tudo que o cerca. Olha para cima e vê o infinito universo, cheio de estrelas das mais belas e nunca alcançadas por ele. Olha a sua frente e vê um pedacinho do verde das florestas e dos campos. Olha para trás e vê tudo o que passou. As horas que foram, o almoço que almoçou, o café que tomou, o sono que dormiu e o amor que fez. São lembranças. O passado é um grande arquivo que perambula no biblioteca de seu conhecimento. Imagina o futuro, mas não sabe se estará vivo para poder contemplar o quando é belo o viver.

O gato, porém, está ali, porque se sente feliz. Tem alguém que dele gosta. Pensa no futuro do próximo dia para subir no telhado, lamber-se, dormir, esticar e voltar para casa.

O homem, com sua inteligência, contempla seu presente, mas sabe que tudo o que pensa e faz é sua vida, de todas, a mais bela e precisa, somente uma para viver bem vivida.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 25/08/2010
Código do texto: T2459545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.