CRÔNICA #018 - RAZÃO DE AQUI ESTARMOS

Quando estava na ativa (hoje sou aposentado), trabalhando numa firma, recebi um treinamento de supervisão, onde aprendi uma técnica de análise de situação para procedermos com qualquer rotina ou relatório.

Chamava-se QCAMS sigla das perguntas que precisamos responder em qualquer situação da vida.

Q - O quê? Quê? Quem? De Que ou de quem? Por quê? Para quê?

Precisamos saber o que e quem somos, onde estamos e para onde vamos se quisermos tomar qualquer decisão com objetividade. Necessitamos saber ainda, o que fazemos, qual a nossa função no processo da vida. O que fazemos, e porque fazemos e para que fazemos. São questões básicas que devemos saber responder se quisermos saber o que fazer e o fazer objetivamente.

C - Como? De que modo devo proceder e ou desenvolver as rotinas para que alcancemos nossos objetivos referentes aos questionamentos levantados? Nesta fase devemos elaborar os procedimentos, passo a passo, com previsibilidade dos fatos para que sejam executados com segurança e eficácia.

A - Atitude e avaliação. Após descobrirmos os quês e como alcançá-los, faz-se necessário agirmos para que o objetivos sejam alcançados. Seguir rigorosamente as rotinas preestabelecidas, sempre avaliando os resultados, buscando a otimização dos recursos disponíveis, a fim de evitarmos o desperdício, trazendo este ao nível zero.

S - Suprimento e segurança. Manter o suprimento dos elementos necessários e essencial para o desenvolvimento dos procedimentos e alcance dos resultados previstos. Primar a execução das tarefas , tendo a segurança como padrão e alvo principal em todas as etapas a fim de que evitemos acidentes no transcurso do processo e perdas desnecessárias, sem perdas materiais, preservando a integridade do maior patrimônio da empresa, seus recursos humanos.

É isso! Todos nós viemos com uma missão a este mundo. Que a cumpramos fielmente. Servir é a missão e, se não servirmos durante nossa estada por aqui, em vão teremos vivido.

Outra técnica aprendida sobre o processo foi o PDCA (Plan, Do, Control Action):

P - Planejamento

D - Desenvolvimento, Fazer

C - Controle

A - Avaliação, análise e ação.

Se sempre planejarmos, dificilmente teremos problemas. Após o planejamento, partimos logo para a ação, conforme cronograma preestabelecido. Enquanto executamos as tarefas, fazemos o controle destas e avaliamos o resultado. Fazendo assim, podemos avaliar os resultados, analisá-los e voltarmos à mesa de planejamento e refazer todo o processo, procurando melhorar sempre a cada rodada do PDCA. Assim subiremos sempre, buscando melhorar o ótimo e atingir a excelência. Embora a excelência seja de certa forma utópica, o ótimo sempre poderá ser superado.

Por fim, vem-me a reflexão: Se aplicássemos esses princípios em nosso cotidiano, nossas vidas, nosso lar, nossos relacionamentos, se reavaliássemos os nossos padrões em conformidade com o LIVRO DA VIDA, A Palavra de Deus, seríamos melhores e mais eficientes em tudo. Teríamos uma vida de melhor qualidade e justificaríamos a razão de aqui estarmos.

Deus abençoe a todos!!!!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 03/09/2010
Reeditado em 24/02/2011
Código do texto: T2475619
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.