HOMEM HONRADO

Homem honrado vale por dois. Professa o bem entre os seus iguais e nunca se contradiz. Cumpre com a palavra dada, com um sentido de responsabilidade acima do que é normal. A honra para ele é manter-se fiel aos seus princípios, trazendo o bem-querer nas mãos. O sentimento de dever está sempre presente para o homem honrado. Honra é a distinção que resulta de acções ou qualidades que nobilitam. Anda de cabeça levantada e não deve nada a ninguém. É pessoa que ilustra uma classe ou um país, com distinção apreciável. Tem decoro e dignidade e usufrui de boa fama.

Homem honrado leva a preceito o que diz com entusiasmo redobrado por estar a fazer o bem sem olhar a quem. Dedica-se de corpo e alma à verdade que realiza em cada coisa que faz ou pratica. É empenhado e está sempre pronto a honrar os seus compromissos. Amigos não lhe faltam e têm por ele uma estima invicta. É persistente quando se trata de honrar o seu hábito. Se por acaso, por necessidade, dever alguma coisa a alguém, não descansa enquanto não executa, com exactidão, o que deve. A honra está acima de tudo e de todos, mas não se vê a ele a apregoar esse seu sentido, pois é humilde.

Homem honrado desempenha com honra o trato feito. Cumpre-o na perfeição e não há nada a apontar-lhe, que o melindre ou minimize. Faz das tripas coração para realizar o prometido. Não entra em loucuras que mais tarde o façam não cumprir o que deve. É consciente e ponderável e só faz o que pode desempenhar,

com total afirmação e honradez. Não abdica de seus direitos mas sabe ser flexível e ouvir o outro lado da questão. Honra aquilo que diz e afirma o que é de sua competência. Tem decoro e vai na vida com pundonor. Tem sentimentos de dignidade, que ele transporta para a vida dos outros, partilhando o seu dia-a-dia.

Homem honrado é precavido e está vacinado contra a mentira e as injúrias e/ou invejas. Não fala alto para se fazer entender e todos o escutam com devida devoção, pois sabem que a honra vive com ele, como um sentimento de significância e de brio. Concede honra a quem com ele convive, pois sabe ser um privilégio e um dom, manter-se honrado, perante si e os demais que o rodeiam. Gosta de ver os amigos bem-dispostos e a falarem com clareza de espírito, das suas vidas e acontecimentos diários. Tem vantagens e privilégios inerentes à sua dignidade, que ele acata com muita honra.

Homem honrado nada tem de supérfluo, é bem directo nas suas acções e não deixa nada por fazer, para mais tarde. É humildemente generoso e tem um prazer recatado, quando pratica o bem-estar, entre as pessoas, ensinando-lhes dessas coisas da honra. É probo, casto, honesto e virtuoso. Nada faz que macule o respeito devido aos outros. Pelo contrário é dignitário de um alto cargo, que ele carrega com muito orgulho. O seu modo digno e honrado de proceder é contagioso, para as outras pessoas, que com ele dividem o seu dia, com muita alegria e préstimo. O homem honrado nasce e faz-se.

Jorge Humberto

03/09/10

Jorge Humberto
Enviado por Jorge Humberto em 03/09/2010
Código do texto: T2476184
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.