ESCOLHAS

Ganhei este livro de minha irmã com o seguinte título: ESCOLHAS -

autor: Roberto Aylmer (médico, psicoterapeuta, e conferencista)

Um livro escrito numa linguagem clara e simples, mas o assunto abordado é bem complexo.

A complexidade dessa palavra está na sua prática diária, pois a todo momento fazemos escolhas. Mesmo quando ficamos inertes diante de um fato ou nos omitimos, estamos fazendo um tipo de escolha. Já pensou nisso?

Uma escolha nem sempre oferece a alegria que esperávamos ou conseguimos atingir os nossos objetivos, mas mesmo assim devemos assumir a autoria e as consequências desses atos.

Afinal, somos humanos e nem sempre acertamos, principalmente quando usamos a emoção ou a influência dos outros como bússola em nossas decisões.

Estamos vivendo um momento de eleição com propagandas, sátiras, acusações, reflexões sobre os candidatos e faremos as nossas escolhas.

Mesmo com tantas informações muitos ainda estão indecisos e quem sabe usarão a omissão ou ficarão inertes diante desse momento.

Uma triste realidade! Até parece que estamos impotentes.

Recordo de minhas aulas de História e Moral e Cívica, onde fazia parte do conteúdo escolar o estudo sobre esse momento.

Atualmente poucos professores ousam abordar o assunto em sala de aula.

Infelizmente, um ser pensante pode ser uma ameaça nesse mundo que vivemos.

Mas ouso lançar essa semente para os meus colegas de profissão nesse período tão decisivo e final. Eu creio em nossos jovens como ESPERANÇA nessa escolha sensata.

Há 8 anos planejei um debate com candidatos de diversos partidos numa escola da Zona Sul da cidade do RJ onde era pedagoga. Estabeleci critérios, fui a mediadora, e os alunos e professores faziam as perguntas. Foi muito interessante!

O meu desejo final é deixar essa reflexão do autor e que é minha também:

“Escolhas – algumas delas podem determinar o destino de uma pessoa, uma família ou uma nação”.

Pense nisso...

Eliane Gonçalves***