DESASTRE ECOLÓGICO

A natureza está ferida de morte e não sei se tem salvação, a ver-se pelas subidas das temperaturas, dos icebergs a derreterem gradualmente, da desflorestação de nossas matas e florestas, e do assoreamento das praias e do mar, que faz com que este esteja a ganhar espaço à terra. Nem todos empregam o sistema de reflorestação, por cada árvore abatida, para os «senhores da madeira», que só visam o lucro desenfreado, não dando tempo de recuperação às florestas, muitas delas virgens, com animais e plantas só aí existentes. O assoreamento leva a areia do mar para as beira praias e o mar vai subindo.

Tudo para os trabalhos das obras públicas, construção de arranha-céus, e outros elefantes brancos. Precisam de matéria-prima e vão de assorear os rios e os mares, estes não tendo defesas para os seus avanços, ganham metros, todos os dias, à Terra. A camada de ozono está frágil e já não nos protege, a cem por cento, dos raios do sol, e as temperaturas subiram três graus, o que é muito. Como consequência os icebergs derretem e suas águas fazem subir os níveis do mar e dos rios. O pulmão do Mundo, a floresta Amazónica, está de rastos, de joelhos no chão, são milhares e milhares de hectares destituídos de sua floresta, dia após dia.

As ONGS como o Green Peace, lutam e morrem por um mundo melhor, e por prestar esclarecimentos, aos madeireiros, para que estes reflorestem, a cada árvore abatida; à construção civil, para que utilizem outras matérias-primas, que não o assoreamento dos mares e dos rios; para os gazes venenosos, que fragilizam a camada de ozono. Os mares estão saturados, com a poluição e a pesca excessiva, apesar de haver um controle no tamanho dos espaços das redes, que cada vez mais apanham o peixe miúdo, não dando tempo às novas descendências de crescerem e procriarem, por sua vez.

Já para não falar que tudo se joga para o mar, como plásticos, que não são Bio degradáveis, e que levam séculos até se consumirem, e que tantas mortes têm causado por afogamento, confundindo os animais o plástico com medusas, alimento para várias espécies marinhas. Derramamentos de petróleo, pelas exploradoras instaladas em alto mar, que tanta tragédia têm trazido. Estamos a destruir o nosso Planeta um pouco mais todos os dias, em todas as áreas, para não falar na falta de civismo das pessoas que tudo jogam para os rios e mares, dando-se depois catástrofes quando a chuva cai em dilúvio e não tem para onde ir.

Precisamos parar para reflectir, mas vemos que as coisas vão de mal a pior, quando o Jete Sete, dos sete países mais ricos do Mundo, recusam-se a baixar os seus níveis de poluição. São os países mais pobres a dar o exemplo, a esta raça de gente, que só vê riqueza à sua frente, e não se preocupa com os habitantes do nosso Planeta Terra. Há que vir para a rua, para os mares, para as florestas protestar, trazendo novas soluções mais saudáveis, que existem, só precisando da boa vontade e coerência de nossos governantes, principalmente as dos países mais ricos, que têm de dar o exemplo aos outros.

Jorge Humberto

18/09/10

Jorge Humberto
Enviado por Jorge Humberto em 18/09/2010
Reeditado em 18/09/2010
Código do texto: T2505903
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.