“Viver é fácil com os olhos fechados...” - BVIW

Em março do ano passado, participei de um Curso de Inglês na UFPR, para aprender atividades que poderiam ser desenvolvidas em sala de aula, e ainda exercitar a conversação. Uma das propostas interessantes foi trabalhar com músicas, entre elas, NOWHERE MAN (Homem de Lugar Nenhum), uma canção dos Beatles, lançada em 1965 no álbum Rubber Soul. Foi composta quase toda por John Lennon (09/10/1940- 08/12/1980).

A letra da música é filosófica e incentiva a refletir sobre nossa participação no mundo, desde nossas atitudes mais simples até as que envolvam decisões importantes. Durante as aulas a professora nos perguntou, se algumas vezes, nos sentíamos como o personagem da música; "Homem de Lugar Nenhum", que vive uma vida sem alma... E também, se ficávamos sem chão, ou desanimados com alguma situação pessoal ou social... Refletindo, percebi que diversas vezes me senti assim, sem forças para resolver uma questão, ou com dúvidas quanto à atitude correta a ser realizada.

A partir desta música comecei a interpretar com mais atenção outras ideias de John Lennon, presentes em suas frases como esta: “Living is easy with eyes closed.” Que inspirou o título desta crônica. Vamos, finalmente abrir os olhos!

<http://letras.terra.com.br/the-beatles/177/traducao.html>