República de Banana

 

 

Quando vemos alguém se auto-proclamar o fundador/criador/salvador insubstituível de alguma coisa já nos deve manter alerta, pois algo de errado está ocorrendo.

Pior quando este alguém é o presidente de um país, eleito democraticamente. Pior quando este presidente tenta mistificar, tenta  apagar, da memória nacional os feitos de seus antecessores, atribuindo a si próprio os sucessos do passado. Pior quando este presidente chega ao cúmulo do envaidecimento e tenta impor sua forma de governo e de governar como essencial à nação e usa todo o aparelhamento do Estado para fundar uma "dinastia" Sua "dinastia" , isto é, democraticamente foi eleito para um mandato, mas tenta se perpetuar criando um plano de poder e usa de meios lícitos e ilícitos para eleger a pessoa indicada por ele.

Pior quando este presidente perde de vista a liturgia do cargo e torna-se Defensor de Facção partidária, relegando a terceiro plano sua responsabilidade de governante de todos os brasileiros. Pior quando este presidente se insurge contra direitos inalienáveis, como liberdade de expressão (tenta calar a imprensa), quer "extirpar" partidos políticos opositores, determina o modo de vida da população (como criar os filhos, controle de natalidade, aborto), cria preconceitos raciais e religiosos, quando prega que as causas das mazelas do país e do mundo foram criadas por "brancos de olhos azuis", fora os disparates criados pelo Ministério da (des) Igualdade Racial.

Pior quando este presidente aparelha o Estado, fundando assim uma nova ordem, a República Sindical. Sem falar no "cala boca"  (dinheirama) que deu para a UNE (União Nacional dos Estudantes) e para os movimentos sociais em geral, direta e indiretamente, via ONGs de fachadas. Lembrando da invasão ao Congresso Nacional e de fazendas produtivas por todo o país por estes tais movimentos sociais.

Sem falar nos métodos agressivos para fazer calar seus inimigos, pois eles não consideram a possibilidade de terem oposição, através de meios como dossiês, compra de congressistas em geral.

Por isto, e muito mais, causa-me repulsa às falas, atos e métodos deste presidente, que se chama Lula e do seu partido, que aos poucos toma feição de facção (quadrilha) política.

Como cidadão sinto-me encurralado. Sem saber a quem recorrer, pois se recorrer ao judiciário fica a sensação de que não funciona e se funciona só pessoas simples vão para a cadeia. Maluf, Jucá, Roriz, Barbalho, Rennan, Sarney, Delúbio, Collor e tantos outros que o digam.

 Nem para barrar estes corruptos o STF serve, pois eles vivem em outro mundo ou no “país das Maravilhas de Alice.”

Só resta ao cidadão decidir no voto, quem é ficha limpa e tem vergonha na cara para dar novos rumos ao país. Só resta ao cidadão indignar-se contra esta República de Banana que o presidente e sua facção política tentam impôr a todos nós. Só resta ao cidadão lutar para fazer deste país um lugar de paz e harmonia, que voltemos a nos orgulhar de sermos brasileiros.

Esta oportunidade só se repete, infelizmente, a cada quatro anos, nas eleições.

Aproveitemos. Esta é a nossa vez e o nosso momento de rejeitar a instalação de uma República de Banana e de reafirmar nossa posição em favor de um país que amamos e que se chama Brasil.

 

"A crítica, como expressão de opinião, é a servidão que há de suportar (…) quem se encontrar catalogado no rol das figuras importantes", - juiz Silvio Rocha.

 

 

Muniz de Albuquerque
Enviado por Muniz de Albuquerque em 30/09/2010
Reeditado em 15/11/2012
Código do texto: T2529488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.