Tristeza e Alegria, Análogas ?

Bom, o que é ser triste? O que é a tristeza?

Ela é definida como a falta de alegria, é a melancolia... etc.

Na minha modesta opinião a tristeza nada mais é do que uma alegria frustrada, ou seja: um sentimento dissimulado! Porque o ser humano tende a esperar mais das coisas, é natural acreditarmos e confiarmos, o homem é otimista!

Uma criança por exemplo, ela vê um brinquedo e fica eufórica, aquele brinquedo é sua meta, ela quer aquilo e “briga” até que o consiga, uma vez com o brinquedo sua satisfação é notória, mas a criança vai se descobrindo e muitas vezes descobre que aquele objeto não poderá satisfazê-la como ela previa.

Essa tristeza foi derivada da alegria, do êxtase!

A morte

As pessoas ficam tristes quando perdem alguém, é porque esse alguém fazia bem e trazia alegria, então sua perda é sentida; essa tristeza também é derivada de uma alegria que talvez fora constante.

Depressão

Ela é muito comum, várias coisas no dia-a-dia podem fazer com que um indivíduo perca o gosto pela vida; uma demissão, o fim de um relacionamento, sentimento de impotência perante algum problema, tudo isso pode originar uma crise depressiva, mas o que causou essa depressão, essa tristeza, foi a ausência da alegria que um dia foi presente.

Temos dificuldade em lidar com situações que fogem ao nosso controle e se o resultado é contrario a nossa perspectiva, isso se torna favorável a tristeza.

Ocorre muito na pré-adolescência e adolescência, onde esses estão entrando em uma nova realidade, descobrindo coisas novas, coisas que um dia trazia alegria como boneca e carrinho, já não interessam mais, muitas vezes eles ficam perdidos, buscando algo com que possam se identificar e assim suprir aquele espaço deixado pelas coisas que um dia lhes trazia alegria; e na maioria das vezes têm dificuldades nessa busca.

A tristeza é a confirmação da alegria, não haveria tristeza sem a alegria. Ninguém é triste, as pessoas são alegres, ou pelo menos já foram um dia, mas quando a alegria é interrompida daí surge a tristeza; tristeza essa originada de um sentimento alegre!

Se um dia for triste é sinal de que em algum momento foi alegre.