DESABAFO DE UMA PROFESSORA...OU EDUCADORA?! SEI LÁ!!!

Hoje, ( dia 15/10/2010), Dia do Professor!! Resolvi sair para resolver alguns assuntos pendentes em relação a minha vida funcional. Todo sabem que venho travando uma grande batalha há uns 3 anos, depois de tanto tempo exercendo a minha profissão com responsabilidade, amor, ética e principalmente um grande respeito pelos meus alunos, vi-me protagonista de um filme de terror, quando me vi afastada de minhas aulas por conta do que o governo chama de “enturmação”.

Sim, enturmação, que não é nada mais nada menos do que reorganuizar as turmas, juntando todas  que possuem poucos alunos  formando assim novas turmas. Fui ao fundo do poço, em tantos anos de magistério nunca vira nada igual, professores sendo devolvidos sem que tentassem ao menos solucionar o problema arranjando novas escolas. O próprio professor saía em maratona pelos postos da Secretaria de Educação procurando uma vaga para repor as aulas perdidas e com medo de saírem da folha de pagamento, foi terrível. Os que se dizem “experts” em soluções para uma melhor educação, que mandam pacotes prontos para os colégios encaminharem aos professores, projetos e mais projetos com prazo para cumprirmos,com a enturmação , preferiram que ao invés de os professores ficarem em sala com 10 ou 15 alunos, era melhor juntar as turmas, desligar alguns professores que conseqüentemente ficaram em casa recebendo o salário durante três meses sem trabalharem!!!

Vocês podem até achar estranha essa minha revolta, nada melhor que ganhar sem trabalhar, assim como fazem a maioria dos políticos, em recesso há mais menos 6 meses e que são muito bem pagos pelos nossos bolsos, mas quem tem índole, quem tem respeito por sua profissão e pelo seu semelhante sabe muito bem que isso não é certo. Todos os nossos direitos adquiridos foram cerceados sem nenhuma ética ou respeito. Estou cansada, já não me sinto a educadora que sempre fui e isso me faz muito mal, não me sinto mais tão importante, tão essencial para o futuro dos meus alunos, os valores estão invertidos. Para que estudar tanto se essa formação intelectual não garante um emprego digno?! Os maus exemplos estão aí, políticos eleitos para melhorar o nosso futuro, o futuro do nosso país, roubando abertamente e nada é feito, que exemplo podem ter os nossos jovens?! Uma profissão digna e honesta hoje em dia não está dando mais futuro para ninguém, assim pensam eles. Para que estudar tanto se posso ganhar muito mais de “outras formas”, de maneira mais fácil?!

Completei 24 anos e 11 meses como educadora, pedi uma licença prêmio agora pela primeira vez e foi-me negada, justificativa; _” O seu pedido foi indeferido pois a senhora ainda não possui o tempo suficiente para requerer uma licença prêmio”.

Agora vou fazer que nem Boris Casoy:”- Isso é uma vergonha!”, se existe uma lei que diz que após 5 anos de serviços prestados, o servidor TEM DIREITO a 3 meses de licença prêmio de fruição ou de pecúnia, como então com 24 anos eu ainda não tenho direito a uma simples licença prêmio?! Isso é o Brasil que estamos vivendo há muito tempo, e alguns ainda têm esperança de que venha a melhorar. Não vou me indispor com ninguém, para mim Dilma ou Serra não vão fazer nada nem mudar nada, o Brasil tornou-se uma bola de neve em corrupção, em tráfico, em políticos corruptos, em impunidade, em tudo de ruim e de mau. O que Dilma ou Serra farão a não ser encher os próprios bolsos?! Para ganhar essa eleição vale tudo, farão pactos, promessas, conchavos com quem estiver pela frente e no final não terão nenhuma autonomia, pois terão que dividir o poder. Que venha a eleição, que ganhe Dilma ou Serra nada melhorará, mas como o brasileiro vive de esperança...

O governo Lula não foi bom para a educação ( estou falando da parte que me atinge), de que adianta bolsa escola incentivando aos pais a mandarem os seus filhos para a escola se a escola está despreparada, se os professores estão desestimulados?! No governo de Serra foi distribuído material escolar, farda e merenda, entretanto para o professor ganhar uma porcaria de aumento precisa submeter-se a uma prova, quem tiver alguma dúvida é só procurar o discurso de Chalita ( Ex- secretário de Educação de S. Paulo) no plenário, onde ele repudia essa atitude do governo Serra. De que adianta alunos bem fardados, com material didático grátis e o professor passando necessidade, perdendo até os direitos adquiridos por lei?! Aqui na Bahia são distribuídos somente os livros didáticos, no ensino médio não existe merenda escolar, o fardamento não é dado pelo governo, os professores estão trabalhando numa situação precária, colégio sucateados, sem ventilador, alunos sentando em carteiras quebradas, sem piloto para escrever no quadro, as vezes nem água temos para beber, nem podemos usar o sanitário por falta de água durante dias no colégio,falando melhor, estamos vivendo numa “fartura” , ou seja, “farta” tudo. Por tudo isso, não vou discutir quem deve ou não ganhar, quem deve ou não dirigir esse país, quem é melhor ou pior. Dizem que milagres acontecem, e tenho certeza que sim, mas milagres espirituais, pela fé, pelo temor a Deus, mas milagre político, nunca ouvi falar. Então que venha quem o povo escolher, quem o povo eleger, afinal de contas cada povo tem o governo que merece...