PERNINHA

Sandra Mamede

 

 

Não é novidade para quem me conhece o fato de gostar de animais e ajudá-los no que posso principalmente os cães. Aqui em casa, infelizmente não tenho o privilégio de ter flores naturais, jardins, como algumas pessoas têm, então tento ajudar os animais, cães, gatos, pássaros, pombos,  da forma que posso.

Dou aula pela manhã, às 5 horas os passarinhos já estão no meu hall, chamando-me para colocar água e frutas. Há uns três anos falei de uns arranjos que coloquei no meu hall e que um passarinho fez um ninho dentro das flores artificiais, como depois de algum tempo ele desapareceu, peguei o arranjo para tirar as flores que já estavam sujas, para minha surpresa, no momento que coloquei o arranjo sobre o centro, o passarinho chegou porta adentro e entrou no ninho, como eu não o tinha desmanchado, coloquei-o de volta.

Durante todo o ano ele vinha pontualmente as  17h30min para passar a noite no ninho. Depois de um tempo ele desapareceu por mais de 6 meses, fiquei preocupada, sentia a sua falta.

Um dia para minha surpresa meu marido chamou-me e mostrou-me que ele estava de volta, nossa...fiquei feliz demais...

Depois de um mês percebi um ruído estranho no ninho, quando olhei vi dois filhotinhos, não tinha percebido isso antes. Redobrei os meus cuidados, colocava água, frutas, protegia o ninho do vento, pois temia  que o arranjo caísse e prejudicasse os filhotinhos. Sentava-me na varanda e ficava a observá-la levando comida para os filhotinhos, era divino...

Eles desenvolvem-se muito rápido e alçam vôo, um dia percebi que somente um continuava no ninho, o outro já estava voando junto com a mãe ( ou pai), não sei! Tentei aproximar-me do ninho e ele saiu e ficou pendurado por uma perninha, mas logo voltou para dentro do ninho,  achei que era normal e não dei muita importância ao fato. Após uns 10 dias achei estranho que ele continuasse dentro do ninho e aproximei-me de novo, ele da mesma forma, tentou sair do ninho e ficou pendurado por uma perninha, daí percebi que ele estava preso por uma linha, pequei uma tesoura, cortei a linha que prendia o seu pezinho e segurei-o, então percebi, a linha apertara de tal forma o seu pezinho que já estava a ponto de decepá-lo, pedi a ajuda do meu marido e de minha cunhada e com muita dificuldade conseguimos cortar a linha e soltá-lo, ele fez o seu primeiro vôo, meio desajeitado e caiu logo em seguida no cantinho da varanda, tentei pegá-lo de volta mas não consegui, com medo de machucá-lo,deixei-o em paz lá no cantinho. Percebi que ele não apoiava a perninha no chão ( passei a chamá-lo de Perninha),e isso me preocupou, será que ele conseguiria voar normalmente? Tive receio de que caísse e um cão ou um gato o pegasse. Resolvi então que não o abandonaria, iria pegá-lo e criá-lo em cativeiro, melhor que abandoná-lo a própria sorte com aquele defeito,mas não consegui pegá-lo, voou para a liberdade, num vôo meio rasante, inseguro, desajeitado, foi  embora deixando-me preocupada e cheia de saudade. Alguns dias depois, seguindo a minha rotina, cedinho fui colocar a água e as frutas na varanda, para minha surpresa, na grade estavam os dois filhotinhos esperando pela alimentação, fiquei feliz, pois um dos filhotinhos estava apoiado somente sobre uma perninha. Era ele! Ele conseguira superar o seu defeito, estava voando, e voltando para alimentar-se! Isso é superação!