@@ envelhecer @@

ENVELHECER: CASTIGO, BENÇÃO OU APENAS UM EVENTO NATURAL?

Sempre ouvi meu pai dizer que a velhice era uma merda (desculpe o palavrão, mas estou sendo fiel às suas palavras)!

Era um homem bonito, vaidoso, e sei, no fundo, tinha medo da velhice, das limitações, do corpo sem tonicidade, da aposentadoria e das demais incômodas conseqüências desse desgaste, que ao longo dos anos nos dá sinais de que já não somos mais os mesmos e que junto com a maravilha que é o amadurecer emocionalmente chega os limites do nosso corpo.

Nunca tive problemas com idade, sempre levei na boa o passar do tempo, mas quando fiz 40 anos e fiz uma viagem de carro foi que me toquei.

Ao passar pelas placas de limite de velocidade (40), me pareceu um insulto, lembrando que eu despertasse por que 40 já não era mais 20 (como sempre me senti). Fiquei mais velha durante mais ou menos um mês, pensando....

- Agora eu tenho 40 anos! Putz. O que não se faz com 40 anos?

Pensei, pensei e cheguei à seguinte conclusão:

- Que se dane os 40 anos! Ainda sinto-me com 20!!!

E assim eu acho que vou viver, a idade não me pesa, mas quase essa história me pegou pelo pé!

Castigo? Não sei não. Talvez envelhecer demais e ficar numa cama dependendo dos outros não seja lá muito agradável, mas acho que tudo na vida deve ter um porquê e eu não sou lá muita coisa para questionar tal determinação sei lá de quem.

Bênção... Sim, claro!

Descansar um pouco, apreciar o que agora temos mais tempo, curtir os filhos, netos, bisnetos, viajar, ler, se exercitar dentro dos seus limites, dançar, ouvir músicas. Puxa vida, a velhice é boa sim pra quem sabe aproveitá-la e tem saúde pra isso. E saúde depende de uma boa cabeça, da maneira como aceitamos a vida.

Meu pai se foi aos 66 anos. Pra ele deve ter sido bom, pois não saberia lidar com algo que sempre abominou. Mas para quem se ama e entende desde sempre que ao nascer já estamos seguindo para a velhice e consequentemente para a morte, tudo é mais natural e em todas as idades poderão achar algo que traga felicidade, por que não?

A velhice naturalmente é o princípio do fim de todos nós e como o finzinho do milk shake, pode ser muito deliciosa. Para isso a cabeça é tudo, é fundamental. É nosso modo de pensar e encarar a vida que nos dará uma bom ou um péssimo envelhecer.

Já se passaram alguns anos desde a viagem, das placas dos 40. Ainda não cheguei nas que mostram 60. Mas, tô de boa, como dizem os jovens. Ah, os jovens... se eles soubessem como as placas passam rápido!

Para todos, uma boa envelhecência!

TACIANA VALENÇA
Enviado por TACIANA VALENÇA em 18/10/2010
Reeditado em 01/08/2017
Código do texto: T2562863
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.