O PRECONCEITUOSO

Ô, mísero, insignificante "cerumano", esse que apenas

consegue enxergar uma cor e julgar um ser humano por ela!!

Esquece - se que nas criações de Deus Não existe defeitos!!

Deus é perfeição!! Não existe uma flor igual à outra nem seus

perfumes são iguais!! O vento que sopra aqui, será diferente

alguns passos à frente; o rio que passou por aqui não é esse que

agora passa, suas características mudam a cada segundo; as estações se sucedem, uma diferente da outra e nem por isso deixamos de admirá - las; da mesma forma, amamos os pássaros:

O canarinho amarelo e o periquito verde, o cardeal vermelho e a

arara azul, o assum preto e a pomba branca e todos os outros de qualquer cor! Iremos desprezar a noite por ser diferente do dia?

Ela é mágica na sua escuridão! É nela que encontramos estrelas e luares nas suas diferentes fases; é nela que conseguimos perceber como é infinito e belo, o universo que o dia não mostra, imerso na

luz do Sol. Amamos tudo que vem da natureza sem nos questionarmos sobre suas cores, sem tirarmos seus méritos por comportar tanta diversidade, ao contrário!

No entanto, seres "pequenos" se dão o direito de julgar um semelhante, uma alma exatamente com os mesmos direitos seus, a não ser que acredite não ser do mesmo estofo, que ache que Deus

o fez superior, ou que veio de um planeta diferente desse, no qual convive com seres que em tudo lhe parecem iguais, mas que ao notar uma diferença de cor, deixam vir à tona seus mais baixos conceitos sobre aqueles que a ele não se assemelhem.

Isso é o que chamamos de preconceito, a não aceitação da aparência

externa, o contentar - se com superfícies, apenas por não ter a capacidade do justo julgamento. E fiquem certos: Aquele que é preconceituoso com uma cor, é também com uma deficiência, uma raça, um credo e por aí segue, julgando - se o perfeito entre os perfeitos.

Nada direi sobre os vultos importantes, dos quais a história já se ocupou: Aqueles que sofreram e se submeteram por não terem saida

e aqueles que sofreram e lutaram por justiça. Eu apenas estaria repetindo tudo que já foi dito, sobre racismo e preconceito.

Aqui, só quis deixar minhas impressões sobre o preconceituoso (que

ao fim e ao cabo só merece, de todos, piedade...).

Só para finalizar: Salve o "Dia da Consciência negra"!!!

Salve, Zumbi!!