Uma fatídica terça-feira

A personagem desta história é Dona Beatriz, mulher simples, sorriso fácil e acompanhado dele vem logo a frase: eita muié, uma expressão bem típica dos nordestinos. Eu e minha irmã a conhecemos por acaso, e a partir daí ela passou a trabalhar conosco. Para minha irmã, ela trabalha só aos finais de semana dando uma geral na casa, e para mim apenas quando surge um serviço extra.

É, dona Beatriz é assim mesmo, pueril, batalhadora, mulher de fibra que literalmente derrama muito suor para criar os filhos. Trabalha daqui, roça dali, lavadeira de primeira, zelosa, cuidadosa, garbosa. Vive sempre arrumadinha, o estilo das roupas não muda: saia e blusa de manga, só as estampas é que mudam.

Ô mulher de fibra, mas que não escapou do destino astucioso. Descobri isso ao me deparar com ela num belo dia de terça-feira – aparentemente parecia belo - bem perto das dez horas da manhã, quando a cumprimentei. Imediatamente senti falta de suas características principais: o sorriso e o eita muié. Havia algo errado tinha certeza. Os olhos davam sinais de que carregavam o peso da alma ensanguentada, como se uma espada tivesse transpassado o seu ser.

Esquivei-me, pois me faltaram palavras. Deixei-a quieta na varanda cumprindo a lida do dia e dei uma volta na sala, fiz de conta que ia pegar um livro. Não me contive, voltei e disse num tom meio desconfiado: E aí, muié! - falo sempre no mesmo tom e uso o mesmo palavreado só para ela sentir-se familiarizada - mas quá (minha mãe é que diz isso) o retorno do cumprimento com a gargalhada fácil não soou. Calei-me e deixei-a retornar ao chão e ao mundo para ouvir minhas palavras. Ela olhou-me espantada como seu a tivesse despertado de um pesadelo.

No entanto, a resposta veio: um eita muié desenxabido, igual canja de galinha destemperada. Mesmo assim tive coragem de seguir a conversa, afinal queria entender o motivo de tão grande desolação. Nossa muié criou coragem e encarou-me quase desencarando, entende? Aí desabafou. O meu pensamento foi certeiro: mais uma peça o destino havia pregado em dona Beatriz. Não convém aqui esclarecer aos leitores, mas foi um golpe duro, tão duro que a corajosa senhora procurava as lágrimas e não as encontrava. Vai ver elas estavam guardadas para mais tarde serem despejadas nas varandas de sua rede.

Muié segue em frente, sê firme e forte como a casa construída na rocha. Se acaso o alicerce der sinais de abalo, clame ao Senhor e Ele virá em teu socorro.

E foi assim, inspirada neste dia fatídico, que compus para dona Beatriz esta música:

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

CLAME AO SENHOR

A

Se você tão triste está

D

Com rancor no coração

E

Levante os olhos aos céus

E

E clame ao Senhor

D E A

Tua vida Ele vai abençoar

A E

Ore a Deus

A

Clame a Deus

D E A

Ele é a solução nas nossas aflições

Se teu olhar tão triste está

Sem saber a direção

Levante os olhos aos céus

E clame ao Senhor

Teu caminho ele vai abençoar

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 25/11/2010
Código do texto: T2635234
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.